one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (13) que as obras de integração do Rio São Francisco mostram a importância do planejamento no enfrentamento à seca. Na foto, obras da Estação de Bombeamento EBI-1, em  Cabrobó (PE).

Imagem:

Compartilhar:

ANA mantém redução de vazão de água nos rios Paraíba do Sul e São Francisco

Criado em 23/12/14 17h59
Por Michèlle Canes Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou mais uma vez a validade da redução temporária de vazão mínima na barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, e dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, localizados no rio São Francisco.

Leia mais:

Alckmin é diplomado governador de SP e defende multa para desperdício de água

As resoluções 2.048, que trata do Rio Paraíba do Sul, e 2.050, do Rio São Francisco, foram publicadas hoje (23) no Diário Oficial da União e, portanto, já estão em vigor. Sobre o Rio Paraíba do Sul, o texto destaca a importância de preservação do estoque de água da Bacia Hidrográfica, “face a atual desfavorável situação hidrometeorológica pela qual passa a bacia”.

A redução foi prorrogada até o dia 31 de janeiro de 2015 e permanece a vazão mínima de 190 m³/s para 160 m³/s. Segundo a assessoria da ANA, o valor vem sendo usado desde setembro deste ano. A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul também é composta pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil. Ela atende diversas cidades, inclusive a região metropolitana do município do Rio de Janeiro.

Os reservatórios de Sobradinho e Xingó também mantiveram a mesma vazão e tiveram a validade ampliada. De acordo com a assessoria da ANA, a redução de 1300m³/s para 1.100 m³/s começou a ser aplicada em abril de 2013. Com a prorrogação, o volume reduzido deve ser aplicado até 31 de janeiro de 2015.

A ANA leva em consideração “a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó) e Complexo de Paulo Afonso e Xingó para produção de energia do Sistema Nordeste e atendimento dos usos múltiplos da Bacia do rio São Francisco”.

 

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário