one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


água

Imagem:

Compartilhar:

Agência Nacional de Águas orienta empresários de Jundiaí

Criado em 18/12/14 10h55 e atualizado em 18/12/14 11h24
Por Fernanda Cruz Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

água
Em outra estratégia adotada, a retirada de água é suspensa entre as 7h e as 13h para usos industriais (Agência Brasil)

Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) se reúnem hoje (18), às 14h, com empresários da indústria e agropecuária na cidade de Jundiaí (SP) para orientar sobre as novas regras do uso da água, alteradas em função da escassez que afeta a região. Participam também representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).

Leia também no Portal EBC: 

Chuva mantém estável nível de água no Alto Tietê

Com chuva abaixo da média, água do Cantareira volta a diminuir

As restrições buscam preservar os mananciais que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Entre as medidas, está o aviso a esses usuários quando a disponibilidade de água atingir o estado de alerta.

Quando a situação estiver mais crítica e os rios atingirem o estado de restrição, a utilização é ainda mais limitada. Para o abastecimento público ou dessedentação animal, o volume diário para captação é reduzido em 20%. Nos casos de uso industrial e na irrigação, a redução é 30% do volume. Os demais tipos de uso são obrigados a interromper a captação, exceto quando não há consumo efetivo de água.

Em outra estratégia adotada, a retirada de água é suspensa entre as 7h e as 13h para usos industriais. A captação para irrigação ou dessedentação de animais é cortada entre as 12h e as 18h.

Reunião semelhante ocorre amanhã (19) com os empresários na cidade de Camanducaia (MG), com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As novas regras entram em vigor a partir de publicação de resolução conjunta entre a ANA e os órgãos gestores estaduais no Diário Oficial da União.

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário