one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Assessor da Sabesp atribui crise hídrica a um “fenômeno climático imprevisível"

Criado em 02/12/14 13h09 e atualizado em 02/12/14 13h27
Por Fernanda Cruz Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O assessor de Operações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Antônio César da Costa e Silva, disse, hoje (2), que a crise hídrica de São Paulo está ligada a um “fenômeno climático absolutamente imprevisível”, que afetou também outras localidades no mundo como a Califórnia, nos Estados Unidos.

Leia mais notícias:

Chuvas dos últimos dias em São Paulo não impedem queda do volume do Cantareira

Antônio César participou do seminário “Crise da escassez hídrica no Brasil e seu gerenciamento no estado de São Paulo”, na capital. O assessor da Sabesp destacou dezenas de intervenções feitas pela Sabesp para amenizar a situação na região metropolitana, como a transferências entre sistemas, a retirada de mais água da represa Billings e o aumento da vazão do manancial de Guaratuba para o Sistema Alto Tietê até o fim do ano.

Alceu Bittencourt, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em São Paulo (Abes) diz que a sociedade tem de combater o conflito de uso entre indústria, agricultura, lazer, por exemplo, em detrimento do consumo humano. Alceu defende que, na atual situação de crise hídrica, é necessário repensar a distribuição da água.

O presidente da Abes mostrou-se favorável à diminuição da vazão de água procedente do Sistema Cantareira imposta à região de Campinas. “Essa proposta foi estudada, ela distribui esforços, é uma proposta correta. É a forma de manter mais segurança para todos. Tem que restringir um pouco de cada um, dando prioridade para o abastecimento humano”, disse.

Água

Crise hídrica levou paulistas a economizarem águaArquivo/Agência Brasil

Marco Antônio dos Santos, diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), responsável pelo fornecimento à Campinas, explica que o grande problema enfrentado pelas cidades da Bacia Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) é que não há reservatórios de armazenamento de água. Por esse motivo, explica Marco Antônio, a cidade não adotou racionamento.

Segundo o diretor da Sanasa, a água usada no abastecimento da região é captada diretamente do Rio Atibaia, que, por sua vez, recebe água do Sistema Cantareira. A Região Metropolitana recebia a vazão de 31 metros por segundo de água do Cantareira, que diminuiu, em razão da crise, para 15,69 metros por segundo. Já a região do PCJ ficava com 5 metros por segundo, volume reduzido para 3 metros cúbicos por segundo.

Marco Antônio disse que a Sanasa não ofereceu o desconto aos usuários que diminuissem o consumo, como fez a Sabesp na grande São Paulo, por questões financeiras. “Estaríamos sem tratar água, porque o custo é alto. Mesmo assim, a população economizou 20%”, declarou.

Uma das ações diferenciadas adotadas para o tratamento da água durante a crise de escassez foi o aumento do uso de cloro, destacou Marco Antônio. Enquanto cidades como Jundaí adicionam 0,2 parte por milhão (ppm) de cloro, Campinas utiliza 200 ppm de cloro, devido à qualidade ruim da água que chega à região.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário