one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Símbolo de marca registrada

Imagem:

Compartilhar:

Brasil está entre os 20 países que mais pediram registros de patentes em 2013

Criado em 18/12/14 16h44 e atualizado em 18/12/14 19h57
Por Edgard Júnior/Rádio ONU Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, anunciou que o Brasil está entre os 20 países que mais pediram registros de patentes em 2013.

Segundo relatório da agência, divulgado na terça-feira, apesar de uma recuperação econômica global desigual os pedidos de patente no ano passado bateram recorde e registram aumentos há quatro anos consecutivos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Brasil

O documento diz que houve alta também nos pedidos de marcas registradas, desenhos industriais, modelos de utilidade e variedade de vegetais.

Em entrevista à Rádio ONU, de Genebra, o economista sênior da Ompi Julio Raffo falou sobre o desempenho do Brasil.

"Quanto ao Brasil, que é, sem dúvidas, o país lusófono mais importante em termos de propriedade intelectual, a gente vê que tem um crescimento nos pedidos de todos os instrumentos de propriedade intelectual que supera o PIB, o produto interno bruto. Falando disso, nós vemos alguns comportamentos mais distintos, por exemplo, no caso de patentes ou marcas o crescimento é ainda mais impressionante."

O relatório mostrou que houve um aumento de 9% nos pedidos de patentes, de 6,4% nos de marcas registradas e de 2,5% nos de desenhos industriais.

China

A China liderou a lista seguida pelos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e a União Europeia. Em relação aos pedidos de patentes, a China teve 825 mil e os EUA, 571 mil. Juntos, eles têm mais da metade do total global. O Brasil registrou 30 mil pedidos.

Entre os países de média renda, os pedidos de patente tiveram resultados mistos, enquanto a Índia e a África do Sul registraram uma queda, Brasil e Malásia viram um aumento, no caso brasileiro, a alta foi de 1,5%.

No ano passado foram emitidos 1,1 milhão de patentes, o que representa um pequeno crescimento em comparação a 2012. Os setores mais concorridos foram os de tecnologia em computadores, maquinaria elétrica, comunicação digital e tecnologia médica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário