one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reunião da Comissão Nacional da Verdade

Imagem:

Compartilhar:

CNV localiza dados que podem levar a restos mortais de desaparecidos da ditadura

Criado em 09/12/14 23h12 e atualizado em 10/12/14 07h40
Por Michèlle Canes Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os restos mortais de Paulo Torres Gonçalves e Joel Vasconcelos Santos, desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985) podem estar perto de serem localizados. De acordo com André Saboia, secretário-executivo da Comissão Nacional da Verdade (CNV), há cerca de um mês foram encontradas fichas datiloscópicas de pessoas enterradas como indigentes no Rio de Janeiro. Com base nessas informações, a CNV pode chegar aos locais onde eles foram enterrados como indigentes.

“Nós descobrimos esse fichário no Rio de Janeiro, que nunca tinha sido acessado. São várias fichas datiloscópicas. A comissão com seus pesquisadores no Rio de Janeiro, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, com uma boa relação com o governo do estado, abriu esses arquivos policiais. Nunca tinha havido um acesso tão pleno a essa documentação”, disse durante entrevista à imprensa.

Leia também:

CNV divulga novas informações sobre desaparecimento de Stuart Angel

CNV pede providências sobre documentos encontrados em hospital do Exército

Com o cruzamento de dados como os das datas de morte, do desaparecimento e do laudo com a comparação das digitais foi possível identificar os cemitérios para onde os corpos foram enviados. Com isso será possível investigar os livros dos cemitérios de Ricardo de Albuquerque e da Cacuia, para identificar o local exato onde os restos mortais foram enterrados.

Paulo Torres Gonçalves era estudante e desapareceu em março de 1969, depois de sair de casa para ir ao colégio. Joel Vasconcelos Santos também era estudante e fazia parte do Partido Comunista do Brasil (PCdo B). Ele foi preso em 1971, próximo ao Morro do Borel, na Tijuca, e nunca mais foi visto.

A CNV também divulgou informações que podem auxiliar na investigação de busca dos restos mortais de Stuart Edgar Angel Jones, filho da estilista Zuleica Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel. Segundo o perito da Polícia Civil e integrante da CNV, Mauro Yared, uma foto tirada em 1976 de uma ossada achada em uma obra, no Rio, e uma foto de Stuart foram enviadas à Inglaterra para análise, e foram encontradas semelhanças.

Ainda assim, segundo o perito, não é possível confirmar que a ossada seja de Stuart já que o laudo foi feito com base apenas nas imagens. “Não quer dizer obviamente que seja ele pelo relatório que recebemos da Inglaterra, mas eles não conseguiram fazer essa exclusão, e existiam semelhanças claras. O que fez a gente encaminhar para a Inglaterra foi todo o conjunto da investigação”. Informações levantadas pela Comissão apontam que Stuart Angel pode ter sido levado para a Base Aérea de Santa Cruz, na capital fluminense.

Segundo Yared, as buscas pelos restos mortais de Stuart permanecem. “A gente continua fazendo buscas para ter o local exato onde ele foi. Encontrando esse local exato, a gente vai repassar para a Comissão da Verdade essas informações a fim de que eles passem para os órgãos que podem solicitar essa exumação e confirmar se é o corpo dele”.

Stuart Angel começou sua militância na Dissidência Estudantil do PCB, que posteriormente passou a ser chamada de MR-8.

Amanhã (10), a Comissão Nacional da Verdade entregará à presidenta Dilma Rousseff o relatório com o resultado de mais de dois anos de trabalho.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário