one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sede Institucional da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Hospital Central

Imagem:

Compartilhar:

Com dificuldades financeiras, Santa Casa adota plano de contingência

Criado em 19/12/14 16h21
Por Bruno Bocchini Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Com dificuldades financeiras, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo adotou, a partir de hoje (18), um plano de contingência para reduzir custos de operação do complexo médico. O plano objetiva reduzir o número de atendimentos eletivos ambulatoriais e cirúrgicos (atendimentos não emergenciais) e priorizar a assistência de urgência.

Leia mais:

Mil funcionários deixam Santa Casa e médicos continuam sem salário

Por meio de nota, a Santa Casa informou que, com as medidas, pretende garantir condições adequadas de higiene e funcionamento de equipamentos, como elevadores, "e zelar pela  segurança dos trabalhadores e pacientes”.

De acordo com o comunicado, a Santa Casa entrará em contato com pacientes que têm consultas e cirurgias agendadas para os próximos dias, para confirmar ou informar o adiamento. O pronto-socorro continuará aberto e em funcionamento, mas priorizará casos de emergência. “Pedimos à população para, em casos de menor complexidade, procurar postos de saúde próximos das residências”.

Até ontem (18), a Santa Casa não havia pago o salário de novembro e o décimo terceiro dos funcionários. Também sem receber, a Vivante, empresa terceirizada que presta serviços de limpeza à instituição, anunciou a demissão de 1.15 mil empregados que trabalham no hospital.

Em reunião nesta quinta-feira entre a diretoria do hospital, a superintendência do Ministério do Trabalho em São Paulo e sindicatos que representam médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, a Santa Casa pediu novo prazo para os pagamentos: 29 de dezembro.

Segundo o promotor de Saúde Pública do Ministério Público de São Paulo, Arthur Pinto Filho, no último dia 10 uma funcionária do hospital prestou depoimento e detalhou os indícios de superfaturamento na instituição.

“Basicamente, ela disse que havia superfaturamento na empresa Logimed, braço da Andrade Gutierrez, que vende medicamentos na Santa Casa. Mas ela [empresa] não só vende, comanda o almoxarifado da Santa Casa. Eles compram os medicamentos que querem, no preço e do jeito que querem”, declarou.

A auditoria externa constatou que a crise financeira na instituição era maior do que o anunciado em setembro. A primeira auditoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e do Conselho Estadual de Saúde havia indicado que a dívida alcançava R$ 433,5 milhões. A apuração externa, porém, apontou que o montante devido pela Santa Casa soma mais de R$ 773 milhões.
 

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário