one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Justiça determina construção de presídios

Imagem:

Compartilhar:

Dois detentos são mortos em presídios cearenses

Criado em 15/12/14 12h40 e atualizado em 16/12/14 11h06
Por Alex Rodrigues Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Dois detentos foram assassinados dentro de estabelecimentos prisionais do Ceará no último final de semana. A primeira morte ocorreu no sábado (13), em Jaguaruana (CE). Francisco Ernani da Silva, 36 anos, aguardava julgamento na cadeia pública da cidade, a cerca de 180 quilômetros da capital, Fortaleza. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima foi esfaqueada após discutir com outro preso.

Leia também no Portal EBC: 

Iniciativas para inclusão de LGBT recebem prêmio no Rio

Maricá anuncia tarifa zero no transporte público

A Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) informou que o agressor usou um tipo de faca artesanal, e o homicídio foi cometido no horário de visita. A briga entre os dois presos causou confusão no interior da unidade, mas o princípio de motim foi contido pelo Comando Tático Rural (Cotar) e por policiais de Jaguaruana. Dois presos foram identificados como parceiros no homicídio e encaminhados à Delegacia de Morada Nova.

O segundo caso ocorreu na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza. Segundo a Sejus, presos alertaram os agentes penitenciários que, ao chegarem à cela, encontraram Francisco José Pereira de Melo desacordado, com escoriações. Levado à enfermaria, o detento não resistiu aos ferimentos.

Onze detentos já prestaram depoimento, e a Sejus espera receber o laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) determinando a causa da morte. Francisco José Pereira de Melo respondia por furto, roubo, extorsão, falsidade ideológica e peculato.

Segundo a secretaria, a população carcerária cearense chega a quase 21 mil presos, dos quais 10 mil estão no sistema provisório, ou seja, ainda não foram julgados. O 1º Censo Penitenciário Estadual, divulgado pela secretaria na última sexta-feira (12), aponta que 37% da população carcerária cearense têm entre 22 e 29 anos. Ao contrário do senso comum, a maioria de homens e mulheres não cometeu nenhum ato infracional na adolescência.

Sessenta e oito por cento dos presos cumprem pena por crimes contra o patrimônio e não contra a vida. Metade dos detentos não concluiu o ensino fundamental e quase metade (49%) ainda não foi julgada. Na capital, quase 22% dos presos são de famílias de pais analfabetos. O levantamento, inédito, aponta como preocupantes a baixa escolaridade, a vulnerabilidade social – representada pelo elevado índice de informalidade no trabalho – e o uso de drogas. Apenas 2,8% dos presos trabalharam com a carteira assinada antes de serem presos.

Durante a divulgação do censo, a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, destacou a necessidade de as autoridades públicas conhecerem e compreenderem a trajetória de vida dessas pessoas por trás dos números referentes à situação carcerária se quiserem aperfeiçoar as políticas de recuperação. “Sem a possibilidade de devolver à sociedade um ser humano melhor, a execução penal é inócua e ineficiente”, disse Mariana.

Editor: Marcos Chagas

*Matéria atualizada às 10h52 de 16 de dezembro de 2014 para correção de informação. Diferentemente do que foi publicado no terceiro parágrafo, o nome do detento econtrado desacordado é Francisco José Pereira de Melo e não Araújo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário