one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lavagem da Escadaria da Catedral de Campinas

Imagem:

Compartilhar:

TV Brasil lança séries que tratam de diversidade religiosa

Criado em 08/12/14 23h53
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou hoje (8) duas séries que vão integrar a programação da TV Brasil a partir desta semana: Entre o Céu e a Terra e Retratos de Fé, ambas abordam a temática da diversidade religiosa e têm 26 episódios cada.

Entre o Céu e a Terra vai ao ar toda quarta-feira às 20h. Cada episódio dura 52 minutos. A séria contará a história de Alberto, um biólogo que se envolverá em questões relacionadas com a temática da morte, origem da vida e de fenômenos visto como milagres. "Uma história sobre todos nós", como resume a própria produção. Trata-se de uma mistura de ficção e documentário com depoimentos de representantes de várias religiões. 

Retratos de Fé é um documentário que apresenta 111 depoimentos gravados em 15 estados, de todas as regiões do país.  Cada episódio da série tem a duração de 26 minutos e será apresentado toda quinta-feira às 20h. 

"Muitas vezes os grupos hegemônicos prevalecem, mas não devem prevalecer nas questões da diversidade. Precisamos abrir para todos os grupos", disse o diretor-presidente da EBC, jornalista Nelson Breve. "O peso maior que a gente deve levar em consideração é a nossa missão de que nós devemos alcançar os outros grupos, aqueles que não têm visibilidade nenhuma e precisam de algum canal de visibilidade para mostrar a sua cultura a sua expressão religiosa", acrescentou, referindo-se ao papel da comunicação pública. 

A produção das séries foi selecionada por pitching, cujos editais foram lançados no ano passado. Retratos de Fé foi produzido pela Aldeia Produções, que recebeu R$ 910 mil, e Entre o Céu e a Terra, da Realejo Filmes, que recebeu R$ 1,3 milhão. 

"Espero que a gente possa contribuir um pouquinho para mostrar esse universo maravilhoso. Para se respeitar precisa se conhecer. Estamos trazendo um pouco desse universo para que as pessoas entendam um pouco e se respeitem mais", disse Breno Nogueira, da Aldeia Produções. 

Para a alta sacerdotisa da religião wicca e presidente da Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca (Abrawicca), Mavesper Cy Ceridwen, a exibição das séries é um avanço. "Para nós que participamos de uma religião muito minoritária, muito desconhecida, como a wicca, a bruxaria moderna, a grande importância desses espaços nos meios de comunicação é diminuir a ignorância. Diminuindo a ignorância das pessoas sobre essas práticas, certamente haverá uma proporcional diminuição do preconceito". 

A mãe-de-santo Railda Rocha Pitta, do Ase Opô Afonjá Ile Osun Iya Olorisa, defendeu a diversidade religiosa e a importância das pessoas conhecerem outras religiões. "É preciso acordar para a diversidade. Tem que ter diversidade, tem que ter respeito. É o que falta nas pessoas".

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário