one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Disque pra mim

Imagem:

Compartilhar:

Em 11 anos, Disque 100 recebeu mais de 700 mil denúncias

Criado em 04/12/14 20h32 e atualizado em 04/12/14 20h36
Por Da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A ministra Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, durante solenidade de comemoração aos 11 anos do Disque Direitos Humanos Disque 100 ( José Cruiz/Agência Brasil)

A ministra Ideli Salvatti disse que a denúncia é fundamental para conter a violência contra os direitos humanos José Cruz/Agência Brasil

Desde 2003, quando foi criado, o Disque 100 recebeu mais de 700 mil denúncias de violações dos direitos humanos. O balanço foi apresentado hoje (4) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) no aniversário de 11 anos do serviço. Além de receber denúncias, o serviço oferece orientação sobre as ações dos governos federal, estadual e municipal para promoção dos direitos humanos.

O Disque 100 funciona 24 horas por dia, as ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer local no Brasil. A denúncia é anônima. As demandas são encaminhas para as autoridades competentes. Para a ministra da SDH, Ideli Salvatti, o serviço precisa avançar no acompanhamento das solicitações.

“O nosso principal desafio é fazer o monitoramento.  A gente encaminha a denúncia para a autoridade responsável mais próxima da ocorrência, mas depois não temos como saber se aquela denúncia foi apurada e, se confirmada, se a violência foi superada”, disse a ministra.

Criado para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, o serviço foi ampliado em 2011 e passou a receber demandas de violações que atingem idosos, pessoas com deficiência, gays e população em situação de rua. Com a mudança, o número de denúncias passou de 30 mil, em 2011, para 180 mil, em 2013.

“A denuncia é fundamental, pois determinadas violações de direitos humanos acontecem muitas vezes dentro do próprio lar, em situações onde as autoridades não têm condições de observar, fiscalizar. É muito importante que as pessoas, assistindo a um caso de violência, ligue para o Disque 100 para que a gente possa colocar uma autoridade naquela ocorrência”, salientou a ministra. 

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário