one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O valor da cesta básica em várias regiões é pesquisado pelo Dieese

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes arrecadam doações para o Natal Solidário de São Carlos

Criado em 21/12/14 16h57
Por Camila Boehm Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Desde 2006, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organiza a Campanha Natal Solidário. O evento objetiva conscientizar jovens e aproximá-los de instituições filantrópicas. A meta para este ano era arrecadar, entre setembro e o início dezembro, dez toneladas de alimentos e produtos de higiene, além de 700 sacolinhas de presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade.

Leia também no Portal EBC:

Voluntários se unem no Rio para fazer o Natal de pessoas em situação de rua

Assentados têm até o dia 30 para renegociar dívidas do Pronaf

Os estudantes envolvidos na campanha ultrapassaram as expectativas. Foram arrecadados 13,5 toneladas de gêneros, mais o kit de presentes, que incluiu roupa, sapato, brinquedo, doces, escova de dentes e artigos para higiene. Os 140 voluntários, entre alunos da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, organizaram a divulgação da campanha, conseguiram patrocínio, distribuíram caixas nos supermercados da cidade e, para incentivar a doação do público, realizaram o “Dia D”, em 6 de dezembro. Nesse dia, os voluntários saíram às ruas com carros de som para recolher doações.

Segundo Thaís Matoszko, coordenadora de divulgação e estudante de Engenharia de Produção da UFSCar, este é o ponto alto da campanha. “Para o 'Dia D', tem todo um preparo. São dez bairros que a gente panfleta durante a campanha. Depois, passamos um dia arrecadando. Nesse caso, em vez de pedir que as pessoas venham até a gente, vamos onde elas estão”, explicou.

Convidada por uma amiga, Thaís participa desde 2011. “Logo que entrei fiquei apaixonada”, contou a estudante. Neste ano, já na coordenação, ela disse que “o pessoal achava impossível atingir à meta de dez toneladas, mas colocamos como um desafio. Todos se empolgaram e, no 'Dia D', quando atingimos o número, foi uma comemoração só”.

No fim da campanha, no começo deste mês, a tarefa foi organizar e distribuir as doações. A parte administrativa das entidades recebe os alimentos e produtos de higiene. As sacolinhas de presentes são entregues em creches durante festas de Natal organizadas pela equipe. “Vamos até o local com os voluntários, levamos Papai Noel, além de comidas e bebidas. A entrega é feita para cada criança”, ressaaltou a coordenadora.

O professor Pedro Munari, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, é o responsável pelo suporte aos estudantes. "Ele é a ponte entre o movimento e a universidade", elogiou Thaís. Além desse apoio, ela destacou que “a UFSCar é parte importante do processo, "pois garante credibilidade à nossa campanha”.

Na primeira edição, eram apenas nove integrantes, mas já foi um sucesso. Eles conseguiram juntar 670 quilos de alimentos, 1.4 mil peças de roupas e 600 brinquedos para doação. O evento cresceu e, no ano passado, com 160 membros, as doações renderam 6 toneladas de alimentos e produtos de higiene e 620 sacolinhas de presentes.

Este ano, as entidades que receberam as doações foram o Asilo Cantinho Fraterno, Abrigo dos Idosos Helena Dornfeld, Albergue Infantil, Nosso Lar, Centro Promocional de Menores Padre Teixeira (CPMPT), Lar Rosa de Sarom, a Casa da Criança, Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima e Pastoral da Criança.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário