one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mapa do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

IBGE inclui novos municípios e atualiza distribuição da população em mapa

Criado em 18/12/14 17h00
Por Flavia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (18) o novo Mapa Político do Brasil na escala de 1 centímetro por 25 quilômetros, que inclui cinco municípios criados nos últimos anos e atualiza a a distribuição territorial da população brasileira. As cidades que agora também aparecem na carta são: Pinto Bandeira (RS), Pescaria Brava (SC), Balneário Rincão (SC), Paraíso das Águas (MT) e Mojuí dos Campos (PA), além dos 5.565 municípios já existentes. A gerente de Preparo e Publicação do IBGE, Sônia Nascimento, explicou que outra particularidade interessante do mapa é a evolução política do Brasil desde 1940.

Leia mais:

IBGE: 52 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar

“É possível ver como fomos alterando os estados, evoluindo e adequando uns aos outros, ver os territórios que ganharam categoria de estado”, explicou ela, ao citar que pelo mapa foi possível observar que, em 1940, Bahia e Sergipe faziam parte da então Região Leste, e São Paulo e Rio de Janeiro da Região Sul, e que a Região Sudeste ainda não existia. “Em 1950, na Região Centro-Oeste havia apenas Mato Grosso e Goiás. A partir de 1990 temos Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul, e Goiás também, que era um estado, foi divido em Tocantins e Goiás”, comenta.

O mapa poder ser baixado gratuitamente no linkftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/Brasil2500_2014/.

O trabalho dos técnicos para a feição da carta geográfica durou cerca de um ano e meio. O último mapa foi lançado pelo instituto em 2007. A carta inclui ainda a situação populacional com base no Censo Demográfico de 2010, os limites estaduais e internacionais, sistema de transporte, vegetação, energia, comunicações entre outros detalhes.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário