one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Por volta das 7h, cerca de 300 manifestantes, segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), fecharam a principal via de acesso ao aeroporto

Imagem:

Compartilhar:

Manifestação de aeroviários provoca atrasos e tumulto no aeroporto de Brasília

Criado em 22/12/14 14h30
Por Ivan Richard Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Passageiros descendo dos taxis a mais de dois quilômetros do aeroporto e levando as malas nas costas, muito bate-boca, irritação e atrasos marcaram a manhã de tumulto no Aeroporto Internacional de Brasília devido a uma manifestação de aeroviários por ganhos salariais e melhoria nas condições de trabalho.

De acordo com a Inframérica, empresa que administra o terminal, 12 dos 94 voos previstos para decolar entre as 6h e 10h da manhã de hoje (22) atrasaram. Um voo foi cancelado mas, segundo a concessionária, o cancelamento foi programado e não teve relação com a manifestação.

Leia também no Portal EBC:

Aeroviários fazem manifestação relâmpago no Aeroporto de Brasília

Desde às 8h da manhã, o saguão do aeroporto de Brasília ficou tumultuado devido a manifestação. Acompanhado de dois filho, um aposentado que preferiu não se identificar estava inconformado com o ato dos aeroviários.  “Eles não podem impedir o nosso direito de ir e vir. É um absurdo”, reclamou. Por conta da manifestação, ele e os filho perderam o voo no qual iriam para a Bahia. A companhia aérea se comprometeu a realocar o grupo em outro voo, até o final do dia.

Já a servidora pública Hildegard Farias disse à Agência Brasil compreender o momento escolhido pelos aeroviários para protestarem por melhores salários. “Se não for nessa época, eles não são ouvidos. Desde que não atrapalhem o aeroporto a ponto de cancelar voos, eles podem se manifestar. Apenas atrasar, não vejo problema”, minimizou. Acompanhada da filha, a servidora disse que se programou para chegar mais cedo ao aeroporto prevendo que poderia haver dificuldade por conta da grande movimentação nesta época do ano.

“Meu voo é a 11h e sai de casa das 7h. Infelizmente, tivemos dificuldade com o trânsito e estamos chegando agora, por volta das 9h”, contou. Em vários momentos da manhã, passageiros na fila de check-in vaiaram o ato dos sindicalistas. Houve empurra-empurra e a polícia militar interveio em momentos de maior agitação dos ânimos.

Manifestação dos aeroviários causa transtornos no aeroporto de Brasília (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Manifestação dos aeroviários causa transtornos no aeroporto de Brasília (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Com microfones e caixas de som, os sindicalistas tentavam, em vão, explicar aos passageiros prestes a embarcar os motivos da manifestação. Por volta do meio dia, os sindicalista, que tiveram apoio de integrantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, deixaram o terminal principal do Aeroporto de Brasília e se deslocaram para o Terminal 2. No trajeto, os sindicalistas discutiram com policiais militares, que tentaram dispersar os manifestantes com spray de pimenta.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e diretor da Federação Nacional dos Trabahladores em Aviação Civil (Fentac), Luiz Pará, a manifestação surpresa é resultado “da intransigência” do Sindicado das Empresas Aéreas (Snea), que representa as companhias aéreas

“Nosso dissídio coletivo é em dezembro e entregamos nossa pauta de reivindicações em setembro e até hoje não tivemos avanços. A mesa patronal não quer negociar e estamos fazendo esse ato pacífico. Oferecer 6% [de reajuste] é uma covardia e atribuímos esses transtornos aos representantes das companhias aéreas e pedimos desculpas aos passageiros”, disse Pará.

Além de reajuste do piso salarial de diversos segmentos dos trabalhadores aeroviários em 11%, os sindicalistas reivindicam criação do piso para agente de check-in, seguro de vida no valor de R$ 20 mil, fornecimento de cosméticos quando exigido pela empresa, cesta básica de R$ 326,67.

Luiz Pará não descartou novos protestos caso não haja uma contraproposta das empresas. "Nossa próxima reunião é no dia 7 de janeiro, mas se não houver avanço [nas negociações] vamos ver quais aeroportos podemos parar. Pode ser Galeão, Guarulhos, Fortaleza ou até o de Brasília novamente”, ameaçou.

Segundo a Inframérica, o Aeroporto de Brasília deve receber 117 mil passageiros nos dias 22 e 23 de dezembro, um aumento de 7% na comparação com mesmo período do ano passado. Nestas datas estão programados 1.014 voos comerciais entre pousos e decolagens. Por volta do meio dia, o movimento no terminal voltou a normalidade. A concessionária não informou se o atraso ocorrido na manhã de hoje impactará outros voos durante o dia.

Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de nota, que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região expediu hoje liminar determinando que aeronautas e aeroviários se abstenham de promover qualquer ação organizada que, direta ou indiretamente, interfira nas rotinas, condutas e protocolos estabelecidos e normalmente adotados nos aeroportos.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário