one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bonde do Pão de Açúcar

Imagem:

Compartilhar:

Moradores protestam contra teleférico no Morro do Leme

Criado em 14/12/14 13h40
Por Vitor Abdala Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Bondinho do Pão de Açúcar

Moradores do Leme protestam contra instalação de teleférico no Morro do Leme que se interligaria até o Pão-de-Açucar (Arquivo/Agência Brasil)

Moradores do bairro do Leme, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, protestaram hoje (14) contra a instalação de uma estação de teleférico no Morro do Leme. O espaço onde a concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar pretende instalar a nova estação é uma área de proteção ambiental que pertence ao Exército.

Pelo projeto da concessionária, a estação do Leme será ligada por um teleférico à estação do Morro da Urca, que, por sua vez, se liga à estação do Pão-de-Açúcar. A subida para todas as estações continuará sendo feita, exclusivamente, pela Praia Vermelha.

Confira no Portal EBC: Protesto pede medidas para conter ataques contra policiais

O morador Plínio Senna, que integra o Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) dos Morros do Leme, da Babilônia e de São João, diz que a estação provocará danos ao meio ambiente e terá um impacto negativo na paisagem local.

“Queremos mostrar nossa inquietação com esse projeto que descaracteriza o sítio histórico do Forte Duque de Caxias e que impacta nas áreas de conservação ambiental, ao fazer duas estações de teleférico aqui em cima e ao trazer 7 mil pessoas por dia para cá. É um lugar onde já existe um ponto turístico sustentável e a população entra pagando R$ 4”, disse.

A assessoria de imprensa da concessionária informou que não haverá qualquer dano ao meio ambiente ou ao patrimônio do Exército já existente no local. A empresa disse que as pessoas continuarão podendo subir ao Morro do Leme, pela estrada hoje existente, sem precisar pagar o ingresso do teleférico.

Quanto ao número de visitantes, a empresa negou que são previstas 7 mil visitas diárias para o Morro do Leme. Ela destacou que ainda não há um cálculo sobre isso. Atualmente, segundo a concessionária, a média de visitantes do sistema de bondinhos do Pão-de-Açúcar é 3 mil pessoas por dia, na baixa temporada, e 6 mil pessoas na alta temporada.

Durante a manifestação, os moradores coletaram assinaturas para pedir ao Exército que se oponha ao projeto e para entregar ao Ministério Público. A discussão sobre a implantação da estação de teleférico no Morro do Leme segue na Câmara dos Vereadores.

Editor:  Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário