one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prefeitura do Rio retoma demolições de casas na Vila Autódromo

Criado em 22/12/14 20h14 e atualizado em 22/12/14 20h52
Por Flavia Villela Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A prefeitura do Rio retomou hoje (22) a demolição de casas desapropriadas na comunidade Vila Autódromo, na Barra da Tijuca, zona oeste. O trabalho foi reiniciado após o município derrubar liminar deferida ontem (21) proibindo as demolições. No local, será construída parte do Parque Olímpico para os Jogos Olímpicos de 2016.

A assessoria da Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público Privadas do município informou quinta-feira (18) que uma liminar havia proibido as demolições. Na sexta-feira (19), a prefeitura conseguiu autorização para derrubar imóveis que optaram por indenização. No sábado (20), as demolições recomeçaram e ontem nova liminar voltou a proibir.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelas ações, acusa o Poder Público e a concessionária de agirem ilegalmente. De acordo com o Núcleo de Terras da Defensoria, que presta assistência aos moradores, uma liminar de março  proibia a prefeitura de prosseguir com os trabalhos, pelo menos até que a Jusiça decida um processo  de legalidade da licença de demolição e que a prefeitura divulgue o planejamento urbanístico para as famílias que quiserem permanecer  no local.

As remoções começaram em abril. Parte dos moradores da vila aceitou deixar a comunidade em troca de imóveis populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, com dois e três quartos.  Aproximadamente 200 famílias decidiram permanecer na comunidade. Em setembro, moradores fizeram um protesto para reivindicar um plano de urbanização para a comunidade. Em 2010, a defensoria emitiu certidões de posse para tentar impedir as remoções.

Localizada em uma das regiões que mais sofrem com especulação imobiliária na capital, a comunidade tem 40 anos e é motivo de disputa entre moradores e Poder Público há mais de uma década. Antes do anúncio das Olimpíadas, a prefeitura alegava que as casas estavam em área de preservação ambiental.

Com a decisão do Rio como sede do Jogos Olímpicos, ficou estabelecido que a área teria de ser desapropriada para viabilizar a criação de um parque olímpico. As principais instalações das Olimpíadas estão sendo construídas na Barra.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário