one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Faltando 15 dias para o Natal, as ruas do comércio popular conhecido como Saara, no centro do Rio, estão cheias apesar do calor

Imagem:

Compartilhar:

Procon-DF inicia fiscalização de Natal para reprimir abusos

Criado em 08/12/14 16h33
Por Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) iniciou hoje (8) uma operação de fiscalização especial de Natal em que pretende visitar 400 empresas comerciais nas próximas duas semanas, com a participação de 15 agentes atuando direta e indiretamente para verificar possíveis irregularidades.

Leia também no Portal EBC:

Alimentos puxam preços ao consumidor pesquisados pela FGV

Fortalecimento dos órgãos de defesa do consumidor avança no Congresso

A finalidade maior da operação é avaliar se esses estabelecimentos estão praticando atividades comerciais consideradas abusivas e que não estejam de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, como explica o fiscal e coordenador da operação realizada em um shopping no centro de Brasília, José Maria Nova: "Hoje, vamos procurar, por exemplo, situações em que os preços dos produtos não estejam corretamente divulgados dentro da loja e principalmente nas vitrines. Avaliaremos também a questão do cupom fiscal, que deve conter, entre as informações, o número do Procon".

Cláudio Tolentino, estudante e concurseiro, de 21 anos, residente em Unaí, Minas Gerais, conta que, na sua cidade, as lojas não prestam muita atenção à legislação que protege o consumidor: "Lá, os preços expostos nem sempre conferem com os que são praticados pelo estabelecimento, e ninguém reclama. Acho que é porque as pessoas não têm conhecimento sobre esses direitos enquanto compradores".

Diante dessa constatação, o fiscal José Maria Nova explica que o Procon não tem somente a finalidade de punir e a informação é o melhor instrumento de respeito às regras. "O órgão [Procon] procura trabalhar com a informação, tanto para os clientes quanto para as lojas. É evidente que uma loja de grande porte tem mais informação sobre essas leis do que uma loja pequena. Então nossa função é também mostrar para essas lojas menores que existe uma legislação e que ela deve seguir o que diz o código", informa.

Na página do Procon na internet é possível analisar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2013. Somente ano passado, 4.122 reclamações foram registradas, das quais  apenas 44 % foram atendidas. Entre as empresas mais denunciadas, estão as de telecomunicações e de comércio popular. São elas as que menos atenderam ou resolveram as reclamações feitas.

Editor: Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário