one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Doutores da Alegria

Imagem:

Compartilhar:

Projeto Cantareiros leva música e alegria a internos de hospitais no Rio

Criado em 23/12/14 17h29 e atualizado em 23/12/14 17h47
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso

Pacientes e funcionários do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio, sentiram de perto a emoção do Natal nesta terça-feira (23). Eles receberam a visita de integrantes do projeto social Cantareiros, que leva alegria e bem-estar a internos de hospitais, orfanatos e abrigos de idosos. Criado em 2007, o grupo, que começou com sete pessoas, conta hoje com mais de 80 cantores e instrumentistas. As músicas são apresentadas com arranjos vocais de vozes mistas à capela ou acompanhadas por instrumentos.

Leia mais:

Grupo de palhaços promete alegrar o Natal de quem está hospitalizado

Com repertório repleto de canções conhecidas do folclore natalino brasileiro e estrangeiro, além de diversas músicas que falam de amor, esperança e felicidade, os artistas circularam por toda a unidade, exceto nos setores críticos, como as unidades de Terapia Intensiva.

A enfermeira brasiliense Eliane de Abreu, de 36 anos, estava no hospital para visitar um tio internado. “Fiquei muito emocionada com as músicas. Estou ansiosa para ver a reação do meu tio. Aposto que ele também se emocionará. É muito bonito o trabalho em hospitais, justamente num momento em que as pessoas estão tão fragilizadas”, salientou. 

Pediatra e assistente da direção do Hospital Miguel Couto, Kátia Farias relatou que o grupo de artistas manteve contato há alguns anos e, desde então, virou tradição a visita aos pacientes no Natal. “Acolhemos o projeto, porque faz parte do cuidado com o paciente. Ele é tão terapêutico como o cuidado clínico e cirúrgico. Os pacientes ficam comovidos, dançam e sorriem Acho que isso fala mais do que qualquer coisa”, ressaltou.

Integrante do Grupo Cantareiros, a cantora profissional Marcela Mangabeira revelou que fica feliz com a reação dos pacientes. “Eles estão chateados por estarem no hospital. Muitos estão internados há algum tempo, querendo ficar com suas famílias. É muito bom sentir que a gente consegue tocar o coração dessas pessoas com a música e contato humano”, observou.

Marcela destaca que o projeto é aberto a todos. “Em geral, os integrantes são cantores e atores profissionais de teatro musical. Somos do meio, nos conhecemos e vamos convidando um e outro. Como nossos objetivos são exclusivamente filantrópicos, o grupo está aberto a doações e voluntários. Toda ajuda é sempre bem-vinda”, acrescentou. 

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário