one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação dos aeroviários, causa transtornos no aeroporto de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Protesto provoca atraso em 14 voos no Aeroporto de Brasília, diz concessionária

Criado em 22/12/14 16h04
Por Ivan Richard Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A manifestação promovida hoje (22) por aeroviários em vias de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília e nos balcões de check-in do terminal provocaram atrasos superiores a 30 minutos em 14 dos 161 voos previstos para decolar entre 6h e 13h, informou há pouco a Inframérica, consórcio que administra o aeroporto.

Leia também no Portal EBC: 

Aeroviários fazem manifestação relâmpago no Aeroporto de Brasília

Manifestação em Brasília bloqueia pista que dá acesso ao aeroporto

Aeroviários e aeronautas fazem paralisação no Aeroporto Santos Dumont

De acordo com a concessionária, nenhum voo precisou ser cancelado devido ao protesto dos trabalhadores por melhorias salariais. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no entanto, informa que dos 107 voos programados entre a meia noite e às 14h de hoje, 26 (24,3%) atrasaram mais de 30 minutos. Já no intervalo entre às 13h e às 14h, cinco (4,7%) estavam com atraso acima de meia hora.

Ainda segundo a Infraero, quatro vôos foram cancelados hoje. No entanto, nota do consórcio Inframérica esclarece que os cancelamentos não foram por causa manifestação e que as decolagens canceladas. Em nota, a Inframérica informou que nenhum voo foi cancelado em virtude da manifestação. As decolagens canceladas ocorreram por questões operacionais das companhias aéreas.

Confira galeria de fotos: 

 

Por volta das 8h, cerca de 300 manifestantes, entre aeroviários e trabalhadores rurais sem terra bloquearam o balão de acesso ao Aeroporto de Brasília. A ação provocou um caos no trânsito em um dos horários de maior movimento do terminal. Desesperados, alguns passageiros chegaram de desembarcar de táxis a mais de dois quilômetros do aeroporto e, carregando as malas nas costas, foram caminhando para o terminal para não perder o voo.

Para ajudar as pessoas que tiveram dificuldade em chegar ao aeroporto, a Inframérica disponibilizou ônibus para buscar os passageiros nas proximidades do terminal. A concessionária ainda reforçou as equipes que fazem o atendimento aos usuários no saguão para acelerar o trabalho de check-indas empresas aéreas.

Além de reajuste do piso salarial de diversos segmentos dos trabalhadores aeroviários em 11%, os sindicalistas reivindicam a criação do piso para agente de check-in, seguro de vida no valor de R$ 20 mil, fornecimento de cosméticos quando exigido pela empresa e cesta básica de R$ 326,67. 

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário