one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira em baixa

Imagem:

Compartilhar:

Sistema Cantareira continua em queda e registra 6,7%

Criado em 19/12/14 14h04
Por Marli Moreira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Desde o início do mês, o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo, já perdeu dois pontos percentuais no nível de seus reservatórios atingindo hoje (19) 6,7% ante 6,9% ontem (18). Esse foi o único dos seis mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a receber pequeno volume de chuva ontem (18).

Leia mais  notícias:

Inmet: Cantareira deve permanecer sem chuvas significativas nos próximos dias

Com chuva abaixo da média, água do Cantareira volta a diminuir

No acumulado do mês choveu sobre esse sistema apenas 42,3 milímetros ante a média para o mês de dezembro de 220,9 milímetros. Há previsão de novas pancadas de chuva entre hoje e amanhã (20) em parte do estado de São Paulo, incluindo localidades do Sistema Cantareira, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Essas precipitações podem ocorrer de forma isolada.

Além do Sistema Cantareira, houve redução no nível dos reservatórios de outros quatro sistemas. A exceção foi do Sistema Rio Grande que manteve-se estável em 64,9%. No Sistema Alto Tietê, o nível passou de 10,5% para 10,4%; no Guarapiranga (de 35,9% para 35,5%); no Alto Cotia (de 30,4% para 30,2%) e no Rio Claro (de 27,8% para 27,2%).

Diante da crise hídrica, o governo paulista decidiu implantar uma nova medida de contenção no uso da água que prevê um adicional de 20% na cobrança da tarifa dos consumidores que gastarem até 20% acima da média. Caso o consumo exceda os 20%, o valor poderá ficar até 50% mais caro. Essa nova medida começa a valer a partir do próximo dia 1º.

Se o consumidor tiver aumento de consumo devido a visita de parentes ou aumento de integrantes da família, ele deverá enviar um formulário para negociar a tarifa. A meta do governo é economizar 2,5 metros cúbicos de água por segundo no estado.

O governo manteve por mais um ano os bônus para quem reduzir o consumo. Kits para economia de água – quatro válvulas de redução de vazão para serem instaladas nas torneiras – serão distribuídos gratuitamente para todos os consumidores do estado e serão entregues pelos profissionais que fazem a leitura do relógio de consumo de água.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário