one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança sozinha

Imagem:

Compartilhar:

SOS Crianças Desaparecidas solucionou 85% dos casos no Rio de Janeiro

Criado em 27/12/14 13h25 e atualizado em 27/12/14 13h40
Por Flavia Villela Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Criança sozinha
Em 76% dos casos, crianças fogem por conta de conflitos familiares (pancit tinola/Creative Commons)

Das 3.315 crianças desaparecidas no Rio de Janeiro desde 1996, 85% dos casos ( 2.813) foram solucionados pelo programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e Adolescência do governo do estado.

Leia também:

Confira cuidados na hora de viajar de férias com crianças

Pais de estudantes mexicanos desaparecidos gravam vídeo relembrando último Natal

O gerente do programa, Luiz Henrique Oliveira, explicou que a divulgação de fotos é a principal forma para encontrar as crianças. O registro  imediato de ocorrência na Polícia Civil sobre o desaparecimento, também  acelera o início das investigações e aumenta a chance de uma rápida localização.

O programa constatou que em 76% dos casos as crianças fogem de casa por causa de conflitos familiares. São necessários, em média, de dois a três meses para que sejam encontradas. Para facilitar a reintegração entre familiares e menores de idade, a equipe do projeto tem o apoio de outros órgãos estaduais para dar assistência psicossocial.

Os outros 15%  dos casos não solucionados são chamados de “desaparecimentos enigmáticos”, quando a criança some sem deixar vestígios. Para diminuir este percentual estão sendo criadas delegacias de Descoberta de Paradeiro com núcleo específico para crianças e adolescentes.

Além dos cartazes, fotos nos contracheques dos servidores estaduais, o programa SOS Crianças Desaparecidas criou o Portal SOS Crianças Desaparecidas. Também é possível informar sobre o paradeiro dos menores de idade pelos telefones (21) 2286-8337 / 2334-8000 / 98595-5296 e pelos e-mails soscriancasdesaparecidas@yahoo.com.br, sosocriancasdesaparecidas@fia.rj.gov.br e sosluiz@yahoo.com.br.

Editora Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário