one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência sobre situação da Ucrânia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil espera que 2015 traga avanços à reforma do Conselho de Segurança

Criado em 05/01/15 12h09 e atualizado em 05/01/15 13h05
Por Mônica Villela Grayley Fonte:Rádio ONU

Antonio Patriota
Segundo o embaixador do país nas Nações Unidas, Antonio Patriota, 2015 é importante para as Nações Unidas que completam 70 anos de existência (Antonio Cruz/ABr)

O Brasil espera que o novo ano traga avanços no processo de reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Segundo o embaixador do país na organização, Antonio Patriota, 2015 é importante para as Nações Unidas que completam 70 anos de existência. Nesta entrevista à Rádio ONU, o embaixador Patriota afirmou que este tema tem avançado pouco na agenda da organização.

Leia mais: 

Conselho de Segurança da ONU define agenda mensal

Angola reafirma apoio ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Argentina condenou 557 agentes da ditadura em 2014

Paz e Segurança

"Esperamos também que haja possibilidade de avançarmos no território da reforma do Conselho de Segurança que permanece, digamos, o grande capítulo de reforma das Nações Unidas ainda não satisfatoriamente equacionado. Enfim, só esses elementos aí já nos darão muito trabalho e demonstram que a agenda, tanto de paz e segurança como de desenvolvimento sustentável, como também em outras áreas, por exemplo, nos direitos humanos, continuaremos a trabalhar intensamente."

A configuração atual do Conselho de Segurança tem cinco países com assentos permanentes e 10 com cadeiras rotativas e mandatos de dois anos cada. No momento, um único país de língua portuguesa, Angola, participa do Conselho.

De acordo com o embaixador Patriota, o Brasil atuará ainda ativamente nas comemorações de 70 anos de fundação das Nações Unidas.

Revisão

O país também deve contribuir para o processo de revisão do trabalho das missões de paz da ONU.

A iniciativa está sendo realizada por um painel dirigido pelo Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente do Timor-Leste José Ramos Horta.

Confira áudio no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Dois generais brasileiros lideram Missões de Paz da ONU. O comandante José Luiz Jaborandy Júnior no Haiti e o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que chefia a maior operação de paz das Nações Unidas, na República Democrática do Congo, a Monusco.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário