one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Transcarioca

Imagem:

Compartilhar:

BRT Transcarioca recebe prêmio internacional de transporte sustentável

Criado em 16/01/15 17h22
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso

O BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, corredor rápido de ônibus que liga Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, recebeu um prêmio internacional de transporte sustentável, o Sustainable Transport Award (STA). Anualmente, o STA reconhece cidades que implementam iniciativas para melhorar a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Além do Rio, a premiação, divulgada hoje (16), também nomeou São Paulo e Belo Horizonte como vencedoras.

A homenagem é organizada pelo ITDP (sigla em inglês do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). Realizada desde 2005, a cerimônia ocorre em Washington, nos Estados Unidos. O comitê que define os ganhadores é formado por organizações internacionais que trabalham com transportes.

Saiba mais:

TransCarioca reduzirá em 60% o tempo de viagem

Diretora de Comunicação do ITDP no Brasil, Thaís Lima informou que a premiação considerou as transformações do Rio de Janeiro nos transportes de alta capacidade de passageiros. “Não pretendemos dizer que a mobilidade urbana do Rio é perfeita. Pelo contrário, tem muito que melhorar, principalmente sobre superlotação. Mas, reconhecemos que os investimentos no setor foram significativos e contribuem para melhor circulação das pessoas e para o meio ambiente”, explicou.

Secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani comemorou o prêmio, mas reconheceu a necessidade de realizar mudanças. “(O prêmio) é uma prova do quanto o sistema BRT é seguro, confortável e cômodo. Esperamos que seja seguro para o usuário, já que tem uma pista exclusiva, acesso de embarque e desembarque por estações. Evidente que o sistema precisa de ajustes, mas o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O BRT  Transcarioca foi inaugurado em junho de 2014. O sistema tem 39 quilômetros e liga 27 bairros do Rio de Janeiro, atendendo, em média, 300 mil passageiros diariamente.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário