one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ponte sobre o rio Tarauacá, no Acre.

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Acre discute plano de ação para enchentes de rios

Criado em 08/01/15 19h16
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:

Ponte sobre o rio Tarauacá.
Ponte sobre o rio Tarauacá, no Acre. (Foto: Agência de Notícias do Acre/Divulgação)

O governo do Acre promoveu reunião hoje (08) com dirigentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), da Defesa Civil do Estado e da capital, além de outros órgãos de governo para discutir formas de atuação em caso de enchente dos rios Acre e Madeira. O objetivo é construir uma força-tarefa para lidar com os desafios e danos ocasionados pelas cheias.

No encontro, a vice-governadora Nazaré Araújo destacou a necessidade de planejamento, entre as medidas preventivas, e falou da preocupação governamental, do ponto de vista econômico, quanto ao acolhimento de desabrigados e de reconstrução das cidades, em caso de enchentes. “Todo o planejamento estratégico do governo visa a minimizar danos para que a população tenha todo o atendimento básico necessário” disse ela.

Confira mais notícias no Portal EBC

Governo vai rever inclusão de peixes na lista de espécies em extinção

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Gondim, o planejamento em conjunto é de suma importância, pois “o plano reúne diretrizes de todos os órgãos envolvidos com missões estratégicas [de combate] a situações de calamidade pública que o estado possa encontrar com as cheias. O planejamento é estratégico e o somatório das forças dará fluxo à dinâmica do trabalho que pretendemos realizar”.

Na última segunda-feira (5), o nível do Rio Madeira estava em 13,98 metros, considerado normal para o período. Em abril do ano passado, o nível do rio atingiu a cota máxima de 19,74 metros, causando enchente, a maior registrada na região desde 1997, causando prejuízos aos estados do Acre, Rondônia e Amazonas.

Para o meteorologista Luiz Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), existe previsão de cheia para o Rio Madeira, mas nada comparado à cheia de 2014. “O Rio Madeira está subindo dentro da normalidade, e ainda não entrou na faixa de alerta de níveis alarmantes. Para o Rio Acre também existe previsão de enchente, pois o prognóstico de chuvas está acima da média para todo o estado, mas não há indicativos de águas em proporções alarmantes” disse ele.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário