one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Helder Barbalho assume a Secretaria da Pesca

Imagem:

Compartilhar:

Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e promete fortalecer setor

Criado em 02/01/15 14h43
Por Mariana Branco Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O novo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, disse hoje (2) que pretende fortalecer o setor para produtores industriais e artesanais. Segundo Barbalho, os pescadores artesanais, a exemplo dos agricultores familiares, precisam contar com apoio cada vez maior de pesquisas para aumentar a sua produção. Helder Barbalho recebeu o cargo nesta sexta-feira de Eduardo Lopes.

Leia também:

Saiba quem são os novos ministros do governo Dilma

Berzoini assume Comunicações e diz que fará debate democrático sobre regulação

Na transmissão de cargo, até então ocupado por Eduardo Lopes, Helder Barbalho disse que “se o Brasil é uma pátria educadora", como anunciou ontem (1º) a presidenta Dilma Rousseff, "chegou a hora de mostrarmos o caminho. Nós podemos e, juntos, vamos conseguir, em benefício de todos. Mas, principalmente dos pescadores artesanais, que são a maioria absoluta dos que trabalham nesta área”, declarou o novo ministro em seu discurso de posse.

De acordo com ele, o investimento em pesquisas e na coleta de dados estatísticos será importante para conhecimento do tamanho da produção e das espécies que vivem em rios e mares. Ele também estabeleceu a meta de produção de 20 milhões de toneladas de pescado por ano.“O Brasil possui 8,5 mil quilômetros de costa marítima, o maior volume de água doce do planeta e potencial para ser um dos cinco principais produtores de pescado do mundo”, afirmou. De acordo com ele, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura será o principal instrumento para fortalecer o setor.

Helder Barbalho também agradeceu ao pai, o senador Jader Barbalho, que, como ele, é do PMDB, principal partido da base aliada da presidenta Dilma Rousseff. Natural de Belém, Helder tentou eleger-se governador do Pará pela primeira vez este ano, mas perdeu para Simão Jatene (PSDB). Formado em administração, foi deputado estadual e prefeito de Ananindeua em duas gestões.

Edição: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário