one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Maternidades estaduais do Rio tornam obrigatório o teste da linguinha em bebês

Criado em 07/01/15 17h57 e atualizado em 07/01/15 18h00
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

As oito maternidades estaduais do Rio de Janeiro adotaram o teste da linguinha como procedimento obrigatório. A medida passou a valor a partir deste mês, quando o exame foi incluído nos protocolos de atendimento. O teste é importante para prevenir problemas durante a amamentação do bebê e no desenvolvimento da fala. Para isso, as maternidades contrataram fonoaudiólogos, que poderão detectar, entre outras coisas,  a chamada língua presa. Antes, o exame era feito pela equipe de saúde não especializada em problemas da fala.

“Agora, além do pediatra que faz o exame nos primeiros minutos de vida do bebê, teremos uma equipe específica, com fonoaudióloga para acompanhar”, disse o coordenador de Pediatrias e Maternidades do estado, Jorge Calás. Ele explicou que o procedimento foi adotado para cumprir a lei que tornou o exame obrigatório em todas os hospitais do país.

O teste da linguinha é feito em poucos minutos e é indolor, explica Renata Martinelli, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O profissional examina a língua e a boca do bebê observando alterações na membrana que liga a língua ao assoalho da boca. Antes da lei, lembra, a fonoaudióloga, apesar de o exame ser feito em alguns hospitais, não era rotina.

No caso dos recém-nascidos, o teste evita o desmame precoce, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o leite de peito até os 6 meses de idade. “O problema é que as mães não achavam que o problema era no bebê, mas no leite delas, que seria fraco, e acabavam substituindo com complementos, o que não é bom”, disse Renata.

Segundo a fonoaudióloga, estudos mostram que crianças que com língua presa sofrem com bullying, o que afeta a autoestima e pode diminuir o desempenho escolar. Na fase adulta, segundo Renata, pessoas com língua presa têm dificuldade de ascensão profissional por causa da timidez.

No caso de o teste detectar alguma inconformidade, o recém-nascido é encaminhado para um cirurgião dentista que corrigirá o problema por meio de um procedimento cirúrgico simples.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário