one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


isadora faber - debate mobilizações pela rede

Imagem:

Compartilhar:

Painel discute mobilizações sociais na internet

Criado em 29/01/13 21h39 e atualizado em 02/01/15 13h06
Por Letícia Ferreira Fonte:Conteúdo colaborativo*

*texto produzido durante a oficina de jornalismo público multimídia na Campus Party 2013.

isadora faber - debate mobilizações pela rede
isadora faber - debate mobilizações pela rede (isadora faber - debate mobilizações pela rede)

O primeiro debate do palco principal da Campus Party Brasil 2013 desta segunda-feira (29) apresentou o tema “Social Good: uso da tecnologia para mobilizações sociais”, mostrando aos campuseiros como o ciberativismo pode motivar transformações sociais. A psicóloga e voluntária da ONG Social Good Brasil, Fernanda Sá, mediou o debate com 4 convidados de empresas privadas, outras ONGs e ativistas.

A estudante Isadora Faber de 13 anos,  relatou sua experiência com a  Fã Page “Diário de Classe” divulgando problemas da escola municipal de Florianópolis onde estuda. Hoje a página possui cerca de 500 mil fãs e a iniciativa incentivou a criação de outros “Diários de Classe”, são mais de 100 fã page com o mesmo tema.

Outra inciativa aconteceu na área da Infância e Adolescência da fundação Telefônica gerenciada por Patrícia Santin. A campanha “ É da nossa conta!”  levou o trabalho infantil e adolescente para as redes sociais.  A principal ferramenta de divulgação na internet foi o compartilhamento de videos, e fora dela, a distribuição de gibis informativos. O encerramento da campanha aconteceu no final de 2012 na Câmara Municipal de São Paulo com diversas autoridades discutindo o assunto.

Essas ações  individuais ou de ONGs e empresas,  mostram que o ciberativismo extrapola o universo digital. O compartilhamento e a publicação em sites, blogs, redes sociais são ferramentas que se consolidam como porta-voz da sociedade. Diversos assuntos antes só disponíveis no rádio e televisão, por exemplo, são  produzidos e divulgados pelo cidadão-usuário e, mesmo assim, ganhar espaço em debates públicos.

Lucas Pretti (coordenador da e-corp change.org Brasil), Amanda Fazano (coordenadora de Marketing da ONG Greenpeace Brasil) também participaram do debate.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário