one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


barracas campus party

Imagem:

Compartilhar:

Descubra como é a noite do maior evento de tecnologia da América Latina

Criado em 02/02/13 21h35 e atualizado em 02/01/15 13h05
Por Stephanie Marques Fonte:Conteúdo Colaborativo*

* Crônica produzida para a oficina de jornailsmo público multimídia realizada durante a Campus Party 2013 

Quando as pessoas pensam em Campus Party, normalmente pensam em palestras interessantes, internet rápida e vários brindes. Sim, há tudo isso e muito mais. A verdade é que quando acabam as palestras, a verdadeira diversão começa. Afinal, 'dormir é para os fracos' e os campuseiros (pessoas que acampam na Campus) sabem que querem aproveitar todos os segundos de diversão.

São diversas atividades diferentes e para todos os gostos, podendo ser uma simples brincadeira infantil, até algo mais complexo como um flashmob. Há quem diga, até, que você pode medir o sucesso de uma Campus Party por suas madrugadas. É tudo isso que fui ver para passar para vocês!

Dança e campeonato
A maior parte dos "nerds" que vão para a Campus Party gostam de um bom videogame e de uma boa competição. Enquanto alguns ficam jogando pelos computadores, outros se aventuravam em fazer amizades com aqueles que tinham levado consoles (aparelhos de videogame). Muitas vezes os encontros eram marcados na arena (espaço em que ficamos com os computadores] e entre os desconhecidos na rede social Twitter. Tudo para ter uma boa partida de Guitar Hero ou Fifa 13. Outros, como a Anime Stick, organizavam campeonatos de verdade, com direito a prêmio para o vencedor. Na noite do dia 02, o campeonato começou com Mortal Kombat (jogo de luta) e depois passou para Just Dance (jogo de dança), agradando a público variado.

Era possível ouvir, mesmo de longe, a gritaria das torcidas em ambos os campeonatos.

Brincadeira de criança
Parece que depois de algumas empresas distribuirem cachorro-quente e esfiha, os campuseiros passaram a se sentir um pouco mais nostalgico com relação a infância. Em uma das bancadas, havia uma competição entre cariocas e paulistas sobre qual seria o nome correto, biscoito ou bolacha. O método de decisão? A música e a coreografia de 'cabeça, ombro, joelho e pé'. No fim, os cariocas levaram a melhor, ficando decidido que, ao menos nessa noite, seria 'biscoito'. Perto do estande de uma emprsa de telefonia, alguns campuseiros se reuniram para brincar de 'pega-bandeira', onde cada time tem sua bandeira e deve capturar as dos outros times enquanto decide a sua própria. Também no centro da arena, estava ocorrendo batalha campal, ou seja, simulação de lutas com espadas usando materiais que não machucam. Em alguns pontos também era possível ver campuseiros com jogos de tabuleiros - como Scrabble - ou mesmo baralho.


Ações que movem pessoasTodas essas atividades que citei anteriormente foram ótimas, mas não mobilizavam muitas pessoas. Em compensação, houve alguns momentos na madrugada que fazia com que todos corressem para poder ganhar brindes diversos como squeeze, caderno a uma mão de EVA com o formato do gesto de 'vida longa e próspera' de Star Trek. A meia-noite foram distribuidos diversos apitos para os campuseiros, que passavam por toda a arena, apitando e gritando que ninguém iria dormir. A brincadeira dos apitos durou quase uma hora e depois ainda era possível ouvir um ou outro, mas de maneira mais leve. O interessante é que não há unaminidade de quem foi que deu os apitos, se foi a própria Campus Party ou alguma empresa patrocinadora.

Outra ação que mobilizou várias pessoas foi o flashmob de Gungnam Style. Para quem não sabe, flashmob é uma mobilização com um objetivo simples, muitas vezes de diversão em que se reúne um grupo de pessoas para realizar determinada tarefa. No caso do flashmob que ocorreu aqui, o objetivo era chamar o maior número possível de pessoas para dançar a música coreana que estourou online. Claro que teve um ensaio antes para que todos tivessem um pouco de noção da coreografia - retirada do jogo Just Dance - e também algumas músicas diferentes para o pessoal pudesse se aquecer. Entre as tocadas para o aquecimento, estavam Asereje (música que deu origem a Ragatanga) e Thriller do Michael Jackson, com todo mundo imitando zumbi.


Quase-manhã
Conforme a noite passava e a manhã se aproximava, os animos começaram a dar uma amenizada. Os apitos deram uma boa diminuída e as pessoas se reuniam em grupos para conversar ou continuar jogando algo. Nessa hora, o cansaço começava a se mostrar em muitos campuseiros que começaram a ir para as barracas ou mesmo se acomodar nos diversos sofás que existem espalhados pelo evento. Algumas pessoas ainda deixavam música alta tocando e é claro que os gritos de "OOOOOOOOOoooooooo" e "Olha a pizza" continuaram (O primeiro é o grito de guerra dos campuseiros e o segundo começou nessa edição da Campus, devido a grande quantidade de pizzas comidas). Com o nascer do sol, porém a maior parte das bancadas estava vazia e o silêncio era quase absoluto. Pelo menos por cerca de meia hora, quando começou tudo de novo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário