one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fátima conti ufpa

Imagem:

Compartilhar:

Softwares livres contribuem para cidadania, destaca professora da UFPA

Criado em 01/02/13 18h25 e atualizado em 02/01/15 13h06
Por Letícia Ferreira Fonte:Conteúdo Colaborativo*

* texto produzido para a oficina de jornalismo público multimídia realizada durante a Campus Party Brasil 2013.

A professora Fátima Conti, coordenadora do LabInfo-ICB da Universidade Federal do Pará, explica como programadores, usuários de qualquer programa podem se beneficiar.

De acordo com Conti, o diferencial desse tipo de programa é a disponibilidade do seu código-fonte ( a linguagem na qual ele é escrito) para quaquer usuário. A partir dessa facilidade, você pode modificar um programa, aprimorá-lo, saber como ele foi feito etc. Também pode usar independente de qualquer fim, adapatar e distribuir cópias legalmente. Assim, com o software livre, “você é convidado a ser mais que usuário”, comentou Fátima.

O mesmo não acontece com softwares proprietários. Eles são propriedade de empresas protegidos por copyright, marcas e patetes, ou seja, apenas a empresa
próprietária desses direitos podem modificá-lo, ter acesso ao código fonte. "Quando compramos esses programas não somos proprietários, mas sim clientes", relata Conti. 

Outros aspecto negativo desse tipo de software envolve a impossibilidade de compartilhamento, modificação e dependência. Imagine um escritor, cantor ou qualquer pessoa que usa determinado programa que foi atualizado e não pode ser lido na versão que ele possui. O artista perdeu o seu trabalho. O mesmo já aconteceu com muitos bens culturais que perdem potencialidades ou deixam de existir.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário