one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bispo Tomás Balduíno

Imagem:

Compartilhar:

Emendas que não interessam aos pobres estão "desfigurando" a Constituição, diz dom Tomás Balduíno

Criado em 24/04/13 17h39 e atualizado em 24/04/13 21h16
Por Alex Rodrigues Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Brasília – Militante histórico de causas sociais, o bispo emérito de Goiás, dom Tomás Balduíno, disse hoje (24), que a Constituição Federal vem sendo “desfigurada” para atender a interesses que nada têm que ver com a parcela da população mais pobre.
“Nossa Constituição Federal já não pode mais ser chamada de Constituição Cidadã, pois é vítima das emendas que atendem a interesses que não são os da [parcela da] sociedade mais carente, aquela que mais necessita do apoio do Estado".

Segundo dom Tomás, é uma Constituição que, hoje, está a favor "do grande negócio, do capital internacional, [das] commodities”, disse o bispo emérito à Agência Brasil, ao comentar o aumento do número de assassinatos e de tentativas de assassinatos registrados no campo durante o ano passado.

Segundo o Relatório da Violência no Campo 2012, divulgado ontem (23), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a quantidade de assassinatos aumentou 24% ao longo de um ano, passando de 29 casos registrados em 2011 para 36 em 2012. Já as tentativas de assassinatos aumentaram 102%, saltando de 38 para 77 casos.

De acordo com a comissão ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o estado com o maior número de casos foi Rondônia, onde foram mortas nove pessoas, entre elas Renato Nathan Gonçalves Pereira, de 28 anos, um dos líderes do acampamento Canaã, em Ariquemes, e Fabiana Pereira de Souza, morta em dezembro de 2012, na cidade de Vilhena.

O relatório da CPT também contém dados que permitem à comissão concluir que os conflitos por terra cresceram nos últimos cinco anos. “Há um lado que explica a dor das populações mais pobres: o crescimento do agro e do hidro negócio há tempos vem forçando a invasão dos territórios das populações tradicionais, como os índios e os quilombolas. Isso, evidentemente, vem gerando conflitos”, comentou dom Tomás. Ele se reuniu hoje em Brasília (DF), com a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, Maria do Rosário.

Um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Tomás também alertou para o que classificou de “tentativa de criminalizar os movimentos sociais” e criticou alguns juízes por ignorarem as consequências sociais de suas decisões. “Virou voz corrente dizer que os movimentos sociais são um obstáculo ao desenvolvimento nacional. Como se o desenvolvimento fosse um deus ou um paraíso a ser conquistado, mesmo que passando por cima de direitos humanos já consagrados”, acrescentou o bispo.

“Essa ideologia, que visa a garantir os direitos dos grandes proprietários, se traduz em um aumento enorme das ordens de despejo, de ações judiciais [contra organizações e militantes sociais]". Segundo dom Tomás, embora haja honrosas exceções, "há juízes que só veem o lado econômico", que priorizam quem promete produzir e gerar renda para o país, "mesmo que a Constituição estabeleça, por exemplo, que a terra deve ter uma função social". Para dom Tomás, o lado social não é antieconômico, "mas está acima do mero aspecto econômico", reunindo valores humanos, culturais e religiosos.

No final do ano passado, dom Tomás foi uma das 17 pessoas a receber o Prêmio Direitos Humanos, concedido pela SDH a pessoas e entidades que tenham se destacados nessa luta em em todo o país. “Ao Estado cabe escutar e dialogar com os grupos e com as organizações sociais ao invés de fechar os ouvidos e tachá-los de baderneiros que vêm tumultuar. O Estado tem que entender que são esses grupos os verdadeiros construtores do valor pátrio”.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

A Agência Brasil está passando por picos de instabilidade e, por   isso, alguns serviços estão indisponíveis. Pedimos desculpas pelo transtorno

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário