one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa mostra que confiança do consumidor paulistano cai 2,7% em agosto

Criado em 22/08/12 12h40 e atualizado em 22/08/12 13h01
Por Camila Maciel Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

 

São Paulo – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mede as expectativas atuais e futuras dos consumidores paulistanos em relação à economia, registrou queda de 2,7% em agosto. O cálculo é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). A pesquisa ouviu 2,1 mil consumidores na cidade de São Paulo.

O ICC passou de 160,6 pontos em julho para 156,3 pontos neste mês, em uma escala que varia de zero a 200. O índice, no entanto, demonstra otimismo, tendo em vista que atingiu pontuação acima de 100. De acordo com a federação, o resultado foi pressionado, sobretudo, pela menor satisfação dos consumidores em relação às condições futuras da economia.

O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), quesito que compõe o índice geral, caiu 3,3% neste mês na comparação com julho. A maior queda foi registrada no segmento de famílias com renda de dez salários mínimos ou mais, que apresentou redução de 8%. Um maior negativismo foi percebido entre os consumidores com idade maior de 35 anos (-5,1%) e no grupo de mulheres (-4,1%).

O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) registrou queda de 1,7%. Neste quesito, enquanto o público masculino apresentou queda de 4,4%, o feminino ampliou o otimismo em 1,1%. O grupo das famílias com renda inferior a dez salários mínimos mostrou-se mais pessimista, com declínio de 3,5% na avaliação do momento atual da encomia brasileira.

Para a Fecomercio-SP, a retração no Índice de Confiança do Consumidor , o ICC, está relacionada ao cenário de instabilidade econômica em que se encontra o país. Na avaliação dos economistas, as notícias de quedas de produção e venda em determinados segmentos elevam o nível de apreensão do consumidor paulistano. Isso ocorre apesar das tentativas do governo em amenizar os impactos com pacotes de incentivo.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário