one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grãos de café

Imagem:

Compartilhar:

Conab: Brasil pode colher até 50 milhões de sacas de café neste ano

Criado em 09/01/13 12h12 e atualizado em 09/01/13 12h33
Por Kelly Oliveira Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Grãos de café
Grãos de café (Wikimedia/Creative Commons)

Brasília – O Brasil deverá colher entre 46,98 milhões e 50,16 milhões de sacas de 60 quilos de café (arábica e conilon) beneficiado em 2013. Essa é a primeira estimativa de produção para este ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A estimativa ficou entre 7,6% e 1,3% menor que a produção obtida na temporada anterior. De acordo com a Conab, essa redução se deve ao ano de baixa bienalidade do produto, que é a alternância anual entre grandes e pequenas produções, principalmente do café arábica.

Apesar disso, a Conab destaca que as diferenças entre as safras de alta e baixa bienalidade vêm diminuindo nos últimos anos. Em 2011, ano que também houve baixa bienalidade, a produção foi de 43,48 milhões de sacas. Em 2009, ficou em 39,47 milhões de sacas de 60 quilos. “Isso se deve a diversos fatores, como tratos culturais mais adequados, crescente aumento na utilização de irrigação, manejo de podas nos cafeeiros, adensamento das lavouras, plantio de variedades mais produtivas e melhores adaptadas e renovação constante dos cafezais”, diz a Conab.

A área plantada com as espécies arábica e conilon no país totaliza 2.375,79 mil hectares. O resultado mostra um crescimento de 1,99% sobre a área de 2.329,36 hectares, existente na safra 2012. Em Minas Gerais está concentrada a maior área com 1.241,12 mil hectares, predominando a espécie arábica, com 97,7%. A área total estadual representa 52,49% da área cultivada com café no país.

Para o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, ainda é cedo para dizer se a irregularidade da chuva vai influenciar a produção de café no país. Porto disse ainda que há uma tendência “estranha” de queda do preço do café, apesar dos baixos estoques internacionais e da produção ajustada em relação ao consumo no país. Mas, segundo ele, em março, no data em que será feito o próximo levantamento, deve haver indicação de recuperação dos preços.

O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, disse que o governo está pronto para agir, sempre que necessário, para reduzir a volatilidade de preços, tornando disponíveis instrumentos que financiem estocagem e custeio, por exemplo. “O governo pretende reduzir a volatilidade [oscilações] de preços. A volatilidade leva o produtor a não fazer investimentos, gera fluxo de instabilidade de oferta que não é conveniente nem para produtor e nem para consumidor”, disse.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário