one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Kika mostra de onde vem a energia elétrica

Imagem:

Compartilhar:

Conta de Desenvolvimento Energético proverá recursos para compensar redução nas tarifas

Criado em 24/01/13 09h52 e atualizado em 24/01/13 10h17
Por Vinícius Soares Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Energia elétrica
Conta de Desenvolvimento Energético proverá recursos para compensar redução nas tarifas. (Galeria de JP Corrêa Carvalho/ Creative Commons)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff publicou hoje (24) no Diário Oficial da União medida provisória e decreto que regulamentam a redução de energia elétrica. Os recursos que custearão a queda das tarifas sairão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo pago pelas empresas de distribuição de energia para o desenvolvimento dos estados, a competitividade de fontes alternativas e a universalização do serviço.

LEIA TAMBÉM:

Consumidores residenciais serão maiores beneficiados pela redução de tarifa energética

Governo reduz taxa de fiscalização da Aneel para garantir redução de 20% na conta de luz

Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo, diz diretor da Aneel

Em pronunciamento ontem (23) em rede nacional de rádio e televisão, a presidenta confirmou a redução das tarifas e anunciou que ela será de 18% para os consumidores residenciais e até 32% para os industriais. Os índices superam os anunciados pela própria presidenta em setembro - o corte médio seria 16% para residências e até 28% para a indústria.

Os descontos custeados pela CDE deverão ser retirados das tarifas das concessionárias de distribuição durante a revisão extraordinária que será feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência também vai definir a metodologia para o repasse de recursos e os valores mensais a serem distribuídos, assim como o montante mensal da CDE que será repassado pela Eletrobrás a cada distribuidora para custear os descontos.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário