one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cédulas de Real

Imagem:

Compartilhar:

Bancos prometem a Mantega ampliar concessão de crédito em até 17% neste ano

Criado em 05/02/13 21h07 e atualizado em 06/02/13 08h13
Por Wellton Máximo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Dinheiro - 2
A concessão de crédito pelos bancos privados teve ritmo considerado bastante abaixo do ideal pelo ministro da Fazenda. (Benjamin Thompson/Creative Commons)

Brasília – Os maiores bancos brasileiros pretendem expandir a concessão de crédito entre 15% e 17% neste ano, disse hoje (5) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, a estimativa de crescimento foi repassada por representantes dos nove principais bancos do país, que se reuniram no fim da manhã de hoje com o ministro em São Paulo.

De acordo com Mantega, a concessão de crédito pelos bancos privados aumentou entre 7% e 8% em 2012, ritmo considerado bastante abaixo do ideal pelo ministro. “Eles deveriam ter emprestado pelo menos de 12% a 14% a mais no ano passado”, disse. Em contrapartida, o estoque de crédito dos bancos públicos cresceu 27,2% em 2012.

Na avaliação do ministro, o travamento do crédito foi um dos fatores que contribuiu para o baixo crescimento da economia brasileira no ano passado. “O crédito avançou em 2012, mas foi insuficiente para estimular o crescimento da economia. No fim do ano, houve uma melhora na concessão e a inadimplência diminuiu, mas ficou aquém do ideal”, disse.

Para Mantega, a retomada do crescimento do crédito é essencial para estimular a economia em 2013. Segundo ele, o receio de as instituições financeiras liberarem empréstimos e financiamentos atualmente representa o maior entrave para o crédito no país, superando inclusive o spread bancário – diferença entre os juros que os bancos cobram dos clientes e as taxas que gastam para captar recursos. “O spread está caindo e tem de continuar caindo, mas, hoje, não é o principal obstáculo. O que está faltando é volume de crédito”, disse.

O crescimento na concessão de empréstimos, disse o ministro, contribuirá até para a queda na proporção de mutuários com empréstimos em atraso. “Se o volume [de crédito] aumenta, melhora a economia e cai a inadimplência. Chega uma hora em que é necessário mais crédito para a inadimplência cair. Um cidadão que toma empréstimo e não conseguiu pagar a conta, precisa tomar novo crédito para rolar a dívida”, explicou.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário