one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bovinos alimentados com a chamada cama de aviário, composta de restos de ração, penas, cascas de arroz e fezes de aves que forram o chão das granjas, serão abatidos no Mato Grosso

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Rússia negociam manual para certificação de produtos

Criado em 18/02/13 17h50 e atualizado em 18/02/13 18h17
Por Lourenço Canuto Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Bovinos serão abatidos em Mato Grosso
Rússia suspendeu embargo à carne produzida em três estados brasileiros (Roosewelt Pinheiro/Abr)

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está negociando com técnicos e autoridades da Rússia a elaboração de um manual de procedimentos para certificação dos produtos exportados para o país europeu. De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Ênio Pereira, a ideia é evitar impasses com o mercado russo. 

No final do ano passado, os russos retiraram o embargo à carne de três estados brasileiros. O país deixou de comprar o produto brasileiro por divergências entre as regras sanitárias.

Segundo Pereira, as pendências com a Rússia decorrem de diferenças conceituais e climáticas. Ele citou que algumas práticas proibidas na Rússia são livres no Brasil, por exemplo a cobertura de currais. "Eles [currais] são abertos aqui por causa do clima quente, então temos que mostrar que são diferenças que justificam práticas diferentes. O Brasil, por exemplo, usa cloro na água, enquanto lá [na Rússia] é proibido", explicou.

"Nós tentamos durante algum tempo mostrar a eles, com dificuldade, a equivalência de procedimentos que mantemos em relação ao que eles praticam, para dizer que estamos na prática cumprindo as exigências, com base no nosso clima, e portanto, dentro do que eles esperam", acrescentou.

O secretário informou ainda que será solicitado aos ministros das áreas sanitárias dos países que adotem procedimentos capazes de resolver os equívocos.

A comitiva russa participa da 2ª Reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, que vai discutir até amanhã (19) questões como a elaboração e o uso de vacinas. No encontro, iniciado na manhã de hoje (18), foi debatido acordo sobre regras fitossanitárias que vai permitir a importação de trigo da Rússia e a cooperação para a exportação de farelo de soja para aquele país. Segundo o ministério, o documento final será assinado pelo ministro Mendes Ribeiro Filho e pelo ministro da Agricultura da Rússia, Nikolay Fedorov, na próxima quarta-feira (20).

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário