one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A matéria destaca histórias de brasileiros que conseguiram superar as barreiras ao comércio exterior

Imagem:

Compartilhar:

Missões comerciais incrementam exportações brasileiras

Criado em 11/02/13 18h50 e atualizado em 11/02/13 19h10
Por Luciene Cruz Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Exportações
Durante o ano, as comitivas de negócios buscaram estreitar e consolidar relações comerciais no Oriente Médio, China, América do Sul, Turquia e Leste Europeu

Brasília - As missões empresariais brasileiras incrementaram em US$ 210 milhões a pauta de exportações do país em 2012. Durante o ano, as comitivas de negócios buscaram estreitar e consolidar relações comerciais no Oriente Médio, China, América do Sul, Turquia e Leste Europeu. Ao todo, 141 empresas nacionais participaram das rodadas de negócios.

Segundo o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Vinícius Estrela, no ano passado, o Brasil consolidou negócios feitos no ano anterior e ampliou o mercado de exportação. “Reafirmamos negócios e ampliamos pedidos. É importante esse trabalho de aproximar vendedores brasileiros dos compradores estrangeiros”, disse.

Na avaliação de Estrela, o momento econômico de incertezas em relação à crise faz com que o governo federal se interesse cada vez mais pela prospecção de mercados não tradicionais para ampliar os destinos das exportações brasileiras. A pauta diversificada diminui a dependência das vendas para o exterior em mercados tradicionais.

“A diversificação de países influencia o aumento da participação das empresas brasileiras. Conseguimos abordar todo tipo de mercado: de alimentação a máquinas e equipamentos. Assim como também autopeças, moda, casa, construção entre outros”, comentou.

Destacou ainda que o trabalho de inserção de produtos brasileiros em novos mercados tem rendido negócios positivos. “Em regiões em franco desenvolvimento, o mercado tende a ser menos afetado pelo cenário de crise mundial”, ponderou.

Para 2013, quatro missões comerciais já estão programadas. Ainda este mês, a caravana de empresários brasileiros segue para o Oriente Médio, onde vão visitar compradores de cinco países. Também fazem parte da agenda, rodadas empresariais à China, à América do Sul e à África. “Esse trabalho consistente e forte da exportação brasileira é uma pauta política extremamente importante”, finalizou o coordenador da Apex-Brasil.

As missões empresariais brasileiras são organizadas pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Relações Exteriores e pela Apex-Brasil.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário