one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imposto de renda

Imagem:

Compartilhar:

Saiba para onde vai o dinheiro arrecadado com o imposto de renda

Criado em 22/02/13 13h29 e atualizado em 30/03/15 23h02
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Está na hora de os contribuintes organizarem a documentação necessária para a declaração do imposto de renda, que começa no dia 1º de março. Os recursos recolhidos por meio desse tributo têm aplicações diversas. Parte é utilizada pelo governo federal e outra retorna aos estados e municípios. O dinheiro é arrecadado pela Receita Federal e transferido para o Tesouro Nacional, que administra a aplicação do dinheiro. Entre as destinações estão o financimaneto de projetos de saúde, educação e programas sociais como o Fome Zero e o Bolsa Família.

Outras aplicações das arrecadações do imposto de renda são o plano de reforma agrária, programas de agricultura familiar, construção de habitações populares, saneamento e revitalização de áreas degradadas nas cidades, construção e recuperação de estradas, investimentos em infra-estrutura, construção de portos e aeroportos, bem como incentivos à produção agrícola e industrial, à pesquisa científica, ciência e tecnologia, cultura e esporta e defesa do meio ambiente.

O repasse de parte das verbas recolhidas é previsto pela Constituição e alimentam o funcionamento das administrações públicas federal, estaduais e municipais. O Tesouro dispõe de uma ferramenta de consultas em sua página na internet onde é possível verificar a transferência de verbas por estados e por municípios.

O fisco espera arrecadar em 2013 R$ 26 milhões em entrega tempestiva (aquelas declaradas dentro do prazo hábil que vai de 1º de março a 30 de abril), R$ 1 milhão a mais do que o arrecadado em 2012.

 

* Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário