one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A colheita de grãos

Imagem:

Compartilhar:

Conab diz que redução na estimativa de crescimento da safra deve-se a fatores climáticos

Criado em 07/03/13 12h45 e atualizado em 07/03/13 12h58
Por Luciene Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Duas colheitadeiras na plantação de soja
A produção nacional de grãos será puxada pela soja (Arquivo/ABr)

Brasília – A redução de 0,8% na estimativa de crescimento da safra 2012/2013 atualizada hoje (7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi atribuída pela empresa às condições climáticas adversas no período da pesquisa, como o excesso de chuva na região Centro-Oeste e a estiagem no Sul do país.

De acordo com a atualização divulgada pela estatal - o sexto levantamento para a atual temporada - a produção brasileira de grãos deve atingir 183,5 milhões de toneladas na safra 2012/13. A quantidade é 10,5% superior ao ciclo 2011/12, em que o país produziu 166,1 milhões de toneladas. No entanto, em relação ao último levantamento, a estimativa foi reduzida em 0,8%, quando foram estimados 184,9 milhões de toneladas.

Na avaliação do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a queda é “localizada” e não deve ser uma tendência. “Em relação à soja, diria que há nível de segurança bem expressivo de que a queda está localizada na região do Nordeste, especialmente Maranhão, Piauí e Bahia”, explicou.

Segundo o diretor, outras regiões produtoras de soja não estão sendo afetadas. “Não temos problemas em relação ao Centro-Oeste e à Região Sul. O contexto nacional está bom. Em relação a primeira safra, devemos fechar número em relação ao que está sendo divulgado hoje”, disse.

Para a Conab, o aumento da produção nacional de grãos será puxado pela soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro. A colheita desse grão deve crescer 23,6% em comparação com o ciclo 2011/12. A produção estimada é 66,3 milhões de toneladas. Na temporada passada, os agricultores brasileiros colheram 66,3 milhões de toneladas.

No caso do milho, a Conab prevê incremento de 5,5% na colheita, ante a produção de 34,7 milhões de toneladas na safra passada. A companhia estima que a produção de milho fique em 41,2 milhões de toneladas. O arroz é outro grão que obteve crescimento (3,9%) nas previsões, ao passar das 11,6 milhões de toneladas para 12 milhões de toneladas.

A estimativa total da área plantada é 52,9 milhões de hectares, com um crescimento de 4,1% em relação à safra 2010/11, quando atingiu 50,8 milhões de hectares. O levantamento ocorreu entre 18 e 22 de fevereiro, com informações de representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pelo (IBGE) também divulgou hoje (7) sua estimativa de safra. A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar 183,4 milhões de toneladas para 2013, segundo a estimativa de fevereiro. Diferentemente do previsto pela Conab, a nova projeção do IBGE supera em 86.466 toneladas a de janeiro. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho do ano seguinte.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário