one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As reduções vão variar de 16,2% a 28% para consumidores individuais e industriais, respectivamente

Imagem:

Compartilhar:

Brasil tem 1,8 milhão de novos consumidores de energia em 2012

Criado em 27/03/13 19h30 e atualizado em 27/03/13 19h39
Por Nielmar de Oliveira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Luz
Ao final de 2012 estavam registrados no cadastro das concessionárias de distribuição cerca de 61,7 milhões de consumidores residenciais. (Foto: Matt MacGillivray / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (27), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) , informou que no ano passado foram incorporados à base de consumidores residenciais do país aproximadamente 1,8 milhão de novas unidades, um acréscimo de 3% sobre o ano de 2011.

Segundo o estudo, ao final de 2012, estavam registrados no cadastro das concessionárias de distribuição cerca de 61,7 milhões de consumidores residenciais. Apesar da expansão, o crescimento de 2012 é menor em cerca de 100 mil unidades do que a média de crescimento observada nos três anos imediatamente anteriores (2009 a 2011).

A expansão ocorre de forma diferenciada em cada região do país. De 2009 a 2012, observa-se na regiões Norte e Centro-Oeste  um crescimento continuado no número de consumidores residenciais, refletindo a maior dinâmica sociodemográfica dessas áreas.

No Nordeste, por influência do natural arrefecimento do Programa Luz para Todos na região, o número de novas ligações caiu em 2011 para cerca de 580 mil, patamar que praticamente se manteve em 2012.

No Sul, o ingresso de novos consumidores no último ano esteve apenas um pouco abaixo da média de 2010 e 2011, considerando que o ano de 2009 foi atípico. No Sudeste houve um recuo importante na média de novas ligações. Em parte, a redução é explicada por um recadastramento operado por uma das maiores concessionárias do Sudeste, processo pelo qual foram retirados 80 mil registros de sua base de consumidores. A EPE não revelou o nome da concessionária porque esta pediu confidencialidade.

Segundo a EPE, mesmo que se desconsidere o efeito dessa iniciativa, a média de novas ligações no Sudeste, em 2012, foi ainda inferior à registrada em 2009. “A queda da média de novas ligações residenciais na região pode estar relacionada à queda no número de financiamentos habitacionais concedidos”, informou a EPE.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário