one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na comparação com o trimestre anterior, o último trimestre de 2012 teve altas nos setores de serviços (1,1%) e indústria (0,4%).

Imagem:

Compartilhar:

Produção industrial cresce em nove de 14 locais pesquisados de dezembro para janeiro

Criado em 13/03/13 11h20 e atualizado em 13/03/13 11h35
Por Vinícius Lisboa Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Fábrica
No índice acumulado dos últimos 12 meses, a produção continua em queda, mas a redução caiu de 2,6% em dezembro para 1,9% em janeiro (Mark F. Levisay / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A produção industrial cresceu em janeiro, na comparação com dezembro, em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional, houve expansão de 2,5% no período. Em relação a janeiro do ano anterior, a alta chegou a 5,7%.

No índice acumulado dos últimos 12 meses, a produção continua em queda, mas a redução caiu de 2,6% em dezembro para 1,9% em janeiro. Em oito locais, o acumulado é negativo. No entanto, sete das 14 localidades pesquisadas apresentaram melhora.

São Paulo foi o estado que mais contribuiu para o aumento da produção, com alta de 1,6% na comparação com dezembro e de 5,3% ante janeiro de 2012. O setor automobilístico puxou o crescimento para cima, assim como a indústria farmacêutica e o refino de petróleo.

Já o Paraná foi a mais expressiva contribuição negativa, com redução de 3,9% em relação a janeiro de 2012. Resultados ruins dos setores de máquinas e equipamentos agrícolas pressionaram a queda. O setor de edição e impressão também puxou para baixo, mas, na comparação com dezembro, passou a contribuir positivamente para que a taxa chegasse a um crescimento de 11,3%, recuperando a baixa de 9,2% acumulada nos meses de dezembro e novembro.

As principais altas ocorreram onde é mais forte a presença da indústria farmacêutica, do refino de petróleo, da produção de caminhões, de automóveis, de bebidas e de alimentos e da extração de minério de ferro.

Além do Paraná, o Ceará (9,3%), o Rio Grande do Sul (7,1%) e o Rio de Janeiro (3,1%) superaram os 2,5% de crescimento nacional ante dezembro. Na outra ponta, Goiás (-4,9%), a produção caiu no Pará (-3,1%), na Bahia (-2,1%), em Pernambuco (-1%) e no Espírito Santo (-0,5%). No Amazonas (1,9%), em Minas Gerais (1,6%) e Santa Catarina (0,6%) registraram crescimento abaixo da média brasileira, assim como São Paulo, que teve a principal contribuição positiva por responder por cerca de 40% da produção nacional.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário