one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Barbosa

Imagem:

Compartilhar:

Alíquota unificada do ICMS prejudicará estados menos desenvolvidos

Criado em 03/04/13 15h46 e atualizado em 03/04/13 16h05
Por Pedro Peduzzi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Barbosa diz que manutenção do crescimento dobrará renda da população em 20 anos
Secretário executivo do ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, recebeu secretários de fazenda dos estados do Nordeste para discutir unificação da alíquota do ICMS (Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília - Os secretários de Fazenda dos estados do Nordeste reiteraram hoje (3), em reunião com o secretário executivo do ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e com senadores, a posição crítica à unificação, em 4%, da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) – prevista para ser atingida no prazo de 12 anos, segundo a Medida Provisória (MP) 599. A MP trata, também, de compensações para as unidades da Federação pela perda de arrecadação devido à unificação da alíquota do imposto.

“A unificação da alíquota vai destruir o Nordeste. Por isso, não abrimos mão de uma assimetria [que leve em consideração o nível de desenvolvimento da região]”, alertou o secretário de Fazenda de Sergipe, João Andrade. O governo federal argumenta que a unificação da alíquota ajudará a por fim à guerra fiscal, estratégia adotada pelos estados para atrair empresas e desenvolvimento por meio da desoneração do ICMS. Os senadores relatores da matéria, Walter Pinheiro (PT-BA) e Delcídio Amaral (PT-MS) participaram da reunião.

“Igualar ou unificar a alíquota significa tirar a competitividade das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Acho que a reunião de hoje foi boa porque vimos que os relatores compreenderam a situação, porque a MP, que na teoria veio para compensar perdas, não vai conseguir fazer isto. Só é possível atrair a indústria [a investirem em regiões menos desenvolvidas] com tributos [mais atrativos]. Não adianta oferecer créditos às empresas porque empréstimos elas tem”, disse o secretário de Fazenda do Ceará, Carlos Mauro Benevides Filho.

A proposta defendida pelos secretários dos estados das três regiões menos industrializadas – de uma alíquota de 4% para as mercadorias enviadas pelo Sul e Sudeste, e de 7% para as enviadas pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste – não foi descartada pelo senador Walter Pinheiro.“A etapa atual é de escuta das divergências e convergências. Vejo que os estados nordestinos estão unificados, apesar das diferenças. Isso é um passo positivo porque facilita [o trabalho da relatoria]”, disse Pinheiro.

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário