one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


IBGE prevê safra de grãos de 163,3 milhões de toneladas

Imagem:

Compartilhar:

Clima e chuva no Centro-Oeste estão entre as razões do aumento da safra, avalia Conab

Criado em 09/04/13 12h06 e atualizado em 09/04/13 12h23
Por Luciene Cruz Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Duas colheitadeiras na plantação de soja
A colheita de grãos (Arquivo/ABr)

Brasília – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atribuiu o aumento de 10,8% na estimativa de crescimento da safra de grãos 2012/2013 divulgado hoje (9) às condições climáticas favoráveis, ao excesso de chuva na região Centro-Oeste, ao aumento da área plantada de milho e à conclusão do período de semeadura.

De acordo com o sétimo levantamento, a atual safra deve atingir 184,05 milhões de toneladas frente as 166,17 milhões de toneladas do ciclo 2011/12. A estimativa da área plantada é 53,04 milhões de hectares, com um crescimento de 4,2% em relação à safra anterior, quando foram cultivados 50,8 milhões de hectares.

Leia mais:

IBGE prevê safra de grãos 12% maior que a registrada em 2012

Conab prevê aumento de 11% na safra 2013/2014 da cana-de-açúcar

Para a Conab, o aumento da produção nacional de grãos será puxado pela soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro. A colheita desse grão deve crescer 23,4% em comparação com a safra passada. A produção estimada é 66,3 milhões de toneladas. No ciclo anterior, os agricultores brasileiros colheram 66,3 milhões de toneladas.

O arroz é outro grão que obteve crescimento de 3% nas previsões, ao passar de 11,6 milhões de toneladas para 11,94 milhões de toneladas. Na colheita do milho, a Conab estima incremento de 9,1% ante a produção de 34,7 milhões de toneladas na safra passada. A companhia prevê que a produção de milho fique em 42,69 milhões de toneladas.

Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, o aumento significativo do milho gera preocupação ao governo de como será feito o escoamento do grão. “A gente previa incremento bastante elevado. O governo está preparando, dentro da sustentação de preço e recomposição de estoque, mudança do mecanismo do contrato de termo que baliza o preço e garante recomposição do estoque”, disse.

O levantamento foi feito entre 18 e 22 de março, com informações de representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário