one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alta do dólar reduz gastos de brasileiros no exterior em julho

Imagem:

Compartilhar:

Situação da economia mundial será melhor que em 2012, diz presidente do BNDES

Criado em 15/04/13 15h46 e atualizado em 15/04/13 16h02
Por Flávia Villela Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Imagem - Alta do dólar reduz gastos de brasileiros em viagens ao exterior em julho
Luciano Coutinho ressaltou que a zona do euro ainda preocupa e que casos como a crise financeira no Chipre podem voltar a ocorrer na região (Creative Commons)

Rio de Janeiro – A situação da economia mundial para 2013 será relativamente melhor que a do ano passado, segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Ele falou hoje (15) à imprensa sobre o desempenho dos desembolsos do banco e fez um balanço positivo do momento atual da economia, baseado nos recentes resultados de países como China e Estados Unidos.

“Embora o crescimento da China no primeiro trimestre, divulgado hoje, tenha sido um pouco aquém do esperado pelo mercado, de 7,7% em vez de 8%, a expectativa em geral é de sustentação do crescimento na China, de recuperação moderada nos Estados Unidos e de crescimento zero na zona Euro”, declarou Coutinho. “A expectativa de mercado é que 2013 será um ano menos ruim em relação a 2012”.

Coutinho ressaltou que a zona do euro ainda preocupa e que casos como a crise financeira no Chipre podem voltar a ocorrer na região. Ele lembrou que o comércio mundial, que crescia em média 14% a 15% ao ano antes da crise financeira mundial, teve crescimento de apenas 0,7% no ano passado e que a expectativa de crescimento para 2013 – de 3,5% a 4% é de “modesta recuperação”.

O presidente do BNDES chamou a atenção para a decisão do Japão de expansão monetária em até 50%. “Ao comprar papéis, injeta dinheiro e liquidez no mercado. Essa superproposta de ampliação tende a derrubar ainda mais a taxa de juros e aumentar muito a liquidez no Japão, mais um episódio de expansão monetária, já praticada nos EUA e na Europa. Isso aumenta a liquidez global e obviamente requer atenção das autoridades brasileiras”.

Coutinho informou ainda que uma pesquisa sobre planos de investimentos, feita pelo BNDES, aponta um crescimento da indústria brasileira de 3% neste ano, com a recuperação dos investimentos, que ele espera ser superior a 5% em 2013. “Essa enquete revela para os próximos anos uma taxa implícita de investimentos de 5%. O que esperamos é que o ciclo de concessões de logística para o setor privado, ajude a acelerar o investimento em infraestruturas em geral e que isso possa resultar num desempenho da formação de capital bruta mais forte, começando já em 2013”, declarou o presidente do BNDES.

Para ajudar a sustentar a concretização do investimento, o presidente do banco disse que os desembolsos do BNDES para este ano devem ser maiores que no ano passado (cerca de R$ 156 bi) e vão priorizar capital fixo, em detrimento do capital de giro.


Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário