Digite sua busca e aperte enter


imposto de renda economia

Imagem:

Compartilhar:

Supervisor do Imposto de Renda tira dúvidas de internautas

Criado em 12/04/13 17h26 e atualizado em 27/03/15 22h27
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

O supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, tira as dúvidas dos internautas enviadas através do e-mail  portalebc@ebc.com.br e das redes sociais da ebcnarede no Twitter, Facebook e Google+.  Ele fala sobre dependentes, restituição, plano de saúde, espólio, rendimentos e recuperação de número de entrega da declaração de anos anteriores. Confira abaixo. 

Peguntas de contribuintes

"Minha esposa recebe cerca de R$ 8 mil de salário, além de bônus de participação nos lucros. Em 2012, ela financiou um carro e já o quitou. No entanto, a pessoa que contratamos para fazer nossa declaração informou que ela terá direito a apenas R$ 50 de restituição, por causa da compra do carro. Isso faz sentido?"

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Em 2013, no campo rendimentos isentos surgiu uma nova opção na linha 23 (restituição do imposto sobre a renda de anos-calendário anteriores). Devo informar a restituição recebida neste ano referente a 2012, incluir a dos anos anteriores ou somar tudo o que já recebi de restituição?"

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

"O computador em que eu armazenava minhas declarações foi danificado. Não consigo gerar o código de acesso no site da Receita devido à indisponibilidade dos recibos de 2011 e 2012. Existe uma forma de conseguir uma segunda via da minha declaração?"

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


"Meu sogro faleceu em março de 2010. Ele tinha uma empresa em sociedade comigo. Venho declarando o IRPF dele por conta do inventário, finalizado em 2012, e também porque ainda não houve baixa/fechamento do CNPJ da empresa. Posso fazer o IRPF dele como final de espólio, encerrando seu CPF, mesmo com essa pendência de baixa da empresa?"

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

"Pago um plano de saúde por meio de uma administradora de benefícios, em nome da qual recebo os demonstrativos de pagamento. Porém, no demonstrativo anual, o CNPJ do plano e a taxa de adesão paga não são citados. Qual empresa eu cito para efeito de dedução no Imposto de Renda? Posso incluir a taxa de adesão, que está citada no contrato e na cópia do cheque que eu usei para o pagamento?".

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Desde a última declaração, incluo meus pais como dependentes. Em 2012, eles venderam um apartamento e usaram o valor recebido para a compra de outro, dessa vez em meu nome. O valor foi transferido diretamente para a conta do proprietário. Como devo declarar a venda e a compra dos imóveis?".

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário