one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


imposto de renda economia

Imagem:

Compartilhar:

Supervisor do Imposto de Renda tira dúvidas de internautas

Criado em 12/04/13 17h26 e atualizado em 27/03/15 22h27
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

O supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, tira as dúvidas dos internautas enviadas através do e-mail  portalebc@ebc.com.br e das redes sociais da ebcnarede no Twitter, Facebook e Google+.  Ele fala sobre dependentes, restituição, plano de saúde, espólio, rendimentos e recuperação de número de entrega da declaração de anos anteriores. Confira abaixo. 

Peguntas de contribuintes

"Minha esposa recebe cerca de R$ 8 mil de salário, além de bônus de participação nos lucros. Em 2012, ela financiou um carro e já o quitou. No entanto, a pessoa que contratamos para fazer nossa declaração informou que ela terá direito a apenas R$ 50 de restituição, por causa da compra do carro. Isso faz sentido?"

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Em 2013, no campo rendimentos isentos surgiu uma nova opção na linha 23 (restituição do imposto sobre a renda de anos-calendário anteriores). Devo informar a restituição recebida neste ano referente a 2012, incluir a dos anos anteriores ou somar tudo o que já recebi de restituição?"

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

"O computador em que eu armazenava minhas declarações foi danificado. Não consigo gerar o código de acesso no site da Receita devido à indisponibilidade dos recibos de 2011 e 2012. Existe uma forma de conseguir uma segunda via da minha declaração?"

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


"Meu sogro faleceu em março de 2010. Ele tinha uma empresa em sociedade comigo. Venho declarando o IRPF dele por conta do inventário, finalizado em 2012, e também porque ainda não houve baixa/fechamento do CNPJ da empresa. Posso fazer o IRPF dele como final de espólio, encerrando seu CPF, mesmo com essa pendência de baixa da empresa?"

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

"Pago um plano de saúde por meio de uma administradora de benefícios, em nome da qual recebo os demonstrativos de pagamento. Porém, no demonstrativo anual, o CNPJ do plano e a taxa de adesão paga não são citados. Qual empresa eu cito para efeito de dedução no Imposto de Renda? Posso incluir a taxa de adesão, que está citada no contrato e na cópia do cheque que eu usei para o pagamento?".

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Desde a última declaração, incluo meus pais como dependentes. Em 2012, eles venderam um apartamento e usaram o valor recebido para a compra de outro, dessa vez em meu nome. O valor foi transferido diretamente para a conta do proprietário. Como devo declarar a venda e a compra dos imóveis?".

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário