one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala com a imprensa na sede do ministério

Imagem:

Compartilhar:

Mantega: expansão de 1,05% mostra que economia cresce à taxa esperada

Criado em 16/05/13 17h18 e atualizado em 16/05/13 17h29
Por Mariana Branco Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Guido Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília – O crescimento de 1,05% previsto no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que a atividade econômica está se expandindo à taxa esperada pelo governo, disse hoje (16) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O que nós temos é a prévia. Se de fato aconteceu, a economia estaria crescendo perto de 4% [ao ano]. É um crescimento capitaneado pelo investimento, seguido pela indústria. Não se poderia dizer que é puxado pelo consumo”, afirmou Mantega.

Para o ministro é necessário aguardar o dado oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A previsão do mercado é crescimento de 1% a 1,5%. Vamos esperar para comemorar até o resultado do IBGE no final deste mês”, disse. Mais cedo, comentando o IBC-Br, Mantega havia dito que o dado é muito bom.

Em março, o IBC-Br apresentou expansão de 0,72% na comparação com fevereiro (indicador ajustado para o período). O crescimento veio depois da queda de 0,36% registrada em fevereiro em relação a janeiro, segundo os dados revisados. Em janeiro comparado a dezembro, houve crescimento de 1,05%. O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice divulgado pelo Banco Central incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Edição: Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário