one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Antena de telefone celular

Imagem:

Compartilhar:

Dez mil distritos do país não têm cobertura de telefonia móvel

Criado em 22/05/13 17h16 e atualizado em 22/05/13 17h45
Por Sabrina Craide Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Antena de telefone celular
Com linhas de crédito ou desonerações, governo espera que empresas de telecomunicações passem a atender essas localidades ( MrHicks46/Creative Commons)

Brasília - O governo já começou a conversar com empresas de telecomunicações para encontrar formas de atender cerca de 10 mil distritos de municípios que não têm cobertura de telefonia móvel no país. Atualmente, as empresas não têm obrigação de atender aos distritos que ficam a mais de 30 quilômetros das sedes. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo pode oferecer linhas de crédito ou desonerações para que as empresas possam realizar a cobertura nas áreas que ficam afastadas das sedes dos municípios.

“Queremos achar uma solução para isso, não dá para ficar indefinidamente sem esse serviço. Às vezes chega o sinal do município sede, a pessoa tem que subir na árvore para pegar o sinal”, disse Bernardo depois de reunião com os presidentes das principais empresas de telefonia móvel do país, durante o 57º Painel Telebrasil, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

A oferta da telefonia móvel para os distritos está sendo negociada junto com a antecipação do prazo de conclusão das metas para a oferta de internet na área rural na faixa de 450 megahertz. Essa obrigação foi imposta às empresas que venceram o leilão de tecnologia 4G realizado no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações  (Anatel).

“Sabemos que é um trabalho muito difícil por causa das condições geográficas, e que a área rural é menos rentável, mas também falei para eles que o governo está olhando isso como uma coisa muito importante. Achamos que tem tanta importância quanto fazer nas grandes regiões metropolitanas”, disse o ministro. As empresas devem começar a oferecer internet na área rural a partir do ano que vem.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário