one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista da cidade de Tabatinga, em Amazonas

Imagem:

Compartilhar:

Demanda crescente agrava falta de transporte regular e rápido na Amazônia

Criado em 20/06/13 11h09 e atualizado em 20/06/13 13h05
Por Luciene Cruz Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – A maior dificuldade para a movimentação de passageiros da Amazônia é um transporte regular e rápido que atenda a padrões de serviço adequados, revela estudo divulgado hoje (20) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A pesquisa revela movimentação de 8,8 milhões de passageiros por ano.

De acordo com o levantamento, a estimativa para 2022 é que a movimentação da demanda de passageiros aumente em cerca de 12%, em relação a 2012, chegando a 9,9 milhões de passageiros por ano, na região. Grande parte dos habitantes do interior da Amazônia utiliza a modalidade de transporte por rios e afluentes.

Os dados fazem parte do levantamento Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica. A pesquisa objetiva identificar a dificuldade de atendimento adequado da oferta e demanda de passageiros e cargas. Procura também encontrar soluções que para o funcionamento de portos, terminais, linhas e embarcações. A pesquisa busca ainda traçar um perfil socioeconômico dos usuários para que políticas públicas possam ser aplicadas ao transporte em embarcações mistas (passageiros e cargas) da região.

O estudo mostra que a “baixa qualidade dos serviços, do conforto e segurança são justificadas [pelas operadoras de transporte em razão de serem obrigadas a] cobrar tarifas de baixo valor, pelo fato da Amazônia ser uma região ainda subdesenvolvida”. Apesar da maior parte da população apresentar padrão de renda e nível de vida baixos, com comércio ainda pouco dinâmico, o transporte fluvial é a base de todo o comércio.

Para o diretor geral interino da Antaq, Mário Povia, a partir do estudo será possível atuar efetivamente para melhoria do transporte fluvial na Amazônia. “Detectamos que alguma medida se faz necessária para assegurar o serviço de transporte com condição minimamente razoável. Nesse sentido, o diagnóstico da região ajudará a Antaq a realizar esse desafio”, disse.

De acordo com o levantamento, o transporte mais rápido e seguro com linhas regulares permitirá mais eficiência e dinamismo ao comércio local, o que permitirá maior prosperidade econômica na região analisada.

A pesquisa foi dividida em três levantamentos, ocorridos em diferentes épocas do ano para captar “possíveis sazonalidades na movimentação de passageiros”. A movimentação anual foi obtida pela média dos três levantamentos. Os dados foram coletados entre janeiro de 2011 e novembro de 2012.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário