one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Depósito na caderneta de poupança antiga é o que mais rende hoje

Imagem:

Compartilhar:

Publicado decreto que estabelece alíquota zero para aplicações de estrangeiros em renda fixa

Criado em 05/06/13 09h09 e atualizado em 05/06/13 09h20
Por Wellton Máximo e Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília - Publicado no Diário Oficial da União o decreto que zera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os estrangeiros que aplicam em renda fixa no Brasil. Desde outubro de 2010, a alíquota em vigor era 6%.

A medida, foi anunciada no início da noite de ontem (5) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O objetivo é estimular a entrada de recursos externos e conter a alta do dólar registrada nas últimas semanas. Um dólar estável é importante como uma das ferramentas para ajudar o governo a combater a inflação com o auxílio de produtos importados.

Mantega destacou que a eliminação do IOF foi possível porque o mercado de câmbio está normalizado, com a redução do excesso de liquidez (dinheiro em circulação no mercado) internacional, que pressionava o dólar para baixo nos últimos anos. Atualmente, com as indicações de recuperação da economia norte-americana e mudanças nas taxas de juros dos Estados Unidos, o dólar voltou a subir de preço.

“No passado, tínhamos elevado esse tributo porque havia grande liquidez na economia internacional, que entrava fortemente no Brasil e ameaçava o câmbio. Na época, fomos obrigados a colocar obstáculos para reduzir o [ingresso de] capital de curto prazo. Agora, que observamos a possibilidade de a liquidez internacional se reduzir, podemos retirar esse imposto”, disse Mantega .

*Colaboraram Wellton Máximo e Kelly Oliveira

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário