one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%.

Imagem:

Compartilhar:

Cálculo da dívida bruta do país é melhor que a do FMI, diz BC

Criado em 30/07/13 13h08 e atualizado em 30/07/13 13h28
Por Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) considera que seu cálculo da dívida bruta do país é mais adequado que o feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A avaliação é do chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha.

“Estamos seguros que o conceito utilizado pelo Banco Central é o mais adequado para avaliar o nível e trajetória da dívida bruta brasileira”, disse Rocha, ao ser questionado sobre o pedido do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao FMI, para que adote a metodologia do BC no cálculo da dívida bruta brasileira.

A dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), calculada pelo BC, é o cálculo do que o setor público deve, considerando apenas os passivos, sem ativos.

Segundo Rocha, o BC considera na dívida bruta os títulos públicos que estão sendo efetivamente utilizados em operações compromissadas, utilizadas para reduzir ou aumentar a liquidez (recursos disponíveis na economia). Já o FMI considera todos os títulos públicos, utilizados ou não nessas operações, da carteira do BC. “É por isso que a dívida no conceito do FMI é maior que no cálculo do BC. Isso é uma diferença conceitual. A forma mais correta é a utilizada pelo Banco Central e não a utilizada pelo FMI”,disse.

Rocha argumentou ainda que o cálculo do BC permite que “a dívida bruta reflita a flutuação conjuntural da economia”.

De acordo com os dados do BC, divulgados hoje (30), em junho, a dívida bruta chegou a R$ 2,715 trilhões, o que corresponde a 59,3% do PIB. Em maio, essa relação estava em 59,6%.

 

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário