one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


moeda dinheiro dívida

Imagem:

Compartilhar:

Inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos fecha junho em 0,33%

Criado em 10/07/13 08h32 e atualizado em 10/07/13 09h10
Por Vitor Abdala Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

moeda dinheiro dívida
O avanço da inflação medida pelo IPC-C1 foi causado por taxas mais altas em cinco dos oito grupos de despesas. (Jeff Belmonte / Creative Commons)

Rio de Janeiro – O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou taxa de 0,33% em junho deste ano, resultado superior ao 0,18% de maio. A taxa é ligeiramente inferior ao 0,35% do Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as faixas de renda.

O avanço da inflação medida pelo IPC-C1 foi causado por taxas mais altas em cinco dos oito grupos de despesas. A maior alta foi observada no grupo transportes, que passou de uma deflação (queda de preços) de 1,02% em maio para uma inflação de 0,88% em junho. A tarifa do ônibus urbano foi a que mais contribuiu, ao passar de uma deflação de 1,69% para uma inflação de 1,53% no período.

Leia mais:

IPC-S cai em seis das sete capitais pesquisadas pela FGV

Prévia do IGP-M registra inflação de 0,26% e mostra recuo em julho

CNI aposta em crescimento mesmo com retração da indústria em maio

 

Outros grupos que registraram alta no índice de inflação foram habitação (que passou de 0,29% em maio para 0,67% em junho), comunicação (de -0,16% para 0,29%), despesas diversas (de 0,17% para 0,29%) e educação, leitura e recreação (de 0,12% para 0,31%).

Por outro lado, três grupos de despesas tiveram queda no IPC-C1, com destaque para os alimentos, que passaram de uma inflação de 0,26% em maio para uma queda de preços de 0,22% em junho. No acumulado do ano, a inflação medida pelo IPC-C1 registra alta de 3,03% e, nos últimos 12 meses, de 6,43%.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário