one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Paranaguá

Imagem:

Compartilhar:

Conselho da Fiergs diz que Lei dos Portos vai melhorar competitividade do setor

Criado em 05/07/13 17h50 e atualizado em 05/07/13 18h07
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O setor portuário está preparado para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, a partir da nova Lei dos Portos, em vigor no país. A avaliação é do coordenador do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Ricardo Portella Nunes. Ele disse hoje (5) à Agência Brasil que a autorização do governo para construção de terminais portuários privados fora da área do porto organizado “vai dar uma enorme competitividade à economia brasileira”.

O anúncio dos primeiros 50 portos privados que poderão ser abertos no país foi feito esta semana pela presidenta Dilma Rousseff. As novas unidades terão aporte de R$ 11 bilhões em investimentos da iniciativa privada. “Esta é uma primeira lista. Vem mais coisa por aí”, comemorou Nunes. Ele não tem dúvida que a construção dos 50 portos vai ampliar a concorrência por carga entre os terminais, trazendo, em consequência, uma tarifa melhor para os exportadores e importadores nacionais, e aumentando a eficiência da economia. “Aumentando a eficiência da economia, aumenta emprego, aumenta renda, aumenta tudo”, disse.

O presidente do Conselho de Infraestrutura da Fiergs destacou que a nova Lei dos Portos, cuja regulamentação foi publicada na sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, foi um passo “extremamente corajoso e audacioso da presidenta Dilma Rousseff”. Ressaltou, ainda, que as medidas estruturais terão repercussão positiva para o país no médio e longo prazo, “porque representam novos investimentos e terão enorme reflexo no comércio exterior e na competitividade dos produtos brasileiros, já que os gargalos de infraestrutura são enormes”.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) tem o mesmo entendimento. Para a entidade, a nova Lei dos Portos, bem como a recente medida anunciada pelo governo federal, sinalizam para a oferta de operadores e uma maior concorrência, gerando redução das tarifas portuárias. Segundo a Fiesp, os investimentos previstos nos próximos cinco anos, da ordem de R$ 50 bilhões, permitirão dobrar a capacidade dos portos brasileiros e, também, a oportunidade de emprego.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, resolver os gargalos de logística vai permitir que a indústria brasileira seja mais eficiente. Ele disse à Agência Brasil que da primeira lista de portos que poderão ser abertos pelo setor privado, sete serão no Rio, para movimentar contêineres. A soma destes portos com as unidades que o Rio de Janeiro já tem para transporte de matérias-primas fará com que o território se consolide como um “estado de logística”.

Vieira acrescentou que o momento “é para comemorar”. Ressaltou que há vários candidatos estrangeiros não só para licitar eventualmente os 50 primeiros terminais anunciados, mas também aguardando o anúncio de mais portos a serem operados pela iniciativa privada. “O importante é que a direção está correta, a mensagem é correta e há uma demanda de todos nós, há muitos anos”.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário