one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trem 2071 operando na Linha 9, com a nova comunicação visual da CPTM.

Imagem:

Compartilhar:

CGU pede esclarecimentos da Siemens sobre denúncias de cartel

Criado em 15/08/13 14h16 e atualizado em 15/08/13 17h35
Por Danilo Macedo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Controladoria-Geral da União (CGU) informou hoje (15) que vai propor a notificação da empresa Siemens para que preste esclarecimentos sobre denúncias de formação de cartel nas licitações do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa faz parte do Cadastro Pró-Ética, mantido pela CGU, que faz exigências para adesão e permanência na lista, como não se envolver em denúncias capazes de gerar questionamentos quanto ao compromisso da empresa com a ética e a integridade. O comitê gestor do cadastro é que avaliará a possível exclusão da Siemens.

Leia também no Portal EBC:

Senado aprova projeto que aumenta garantias para clientes de empresas aéreas

CCJ do Senado aprova perda automática de mandato em casos determinados pelo Supremo

“O Cadastro Empresa Pró-Ética tem como objetivo avaliar a existência, nas empresas, de mecanismos que visem a reduzir os riscos de ocorrência de fraude e corrupção, na busca de um ambiente ético e íntegro, tanto nas suas relações de ordem privada, como no seu relacionamento com o setor público”, explicou a CGU por meio de nota. Segundo a coordenadoria, a inclusão no cadastro indica que a empresa tem colocado em prática medidas internas para reduzir a probabilidade de ocorrência de atos ilícitos e desvios, além de adotar ações imediatas para puni-los, caso aconteçam, e remediar seus efeitos adversos.

A CGU ressaltou, no entanto, que a aprovação para integrar o Cadastro Pró-Ética não deve ser entendida como um Selo de Empresa Limpa ou garantia de que a empresa esteja livre de atos de corrupção. “Não há, portanto, em princípio, qualquer contradição entre o fato de uma empresa constar do Cadastro Pró-Ética e vir a ser objeto de notícias sobre seu anterior envolvimento em casos de corrupção. Diferente será a situação na hipótese de surgirem fatos novos a representar a ruptura daquele compromisso público, repita-se, assumido espontaneamente” diz a nota.

Segundo a CGU, a Siemens entrou no cadastro em 2011, anos depois dos fatos noticiados atualmente, provavelmente relacionados ao grande escândalo de que foi protagonista nos anos 2007 e 2008, e que resultou na implantação de um plano de integridade. Além disso, teria passado por análise criteriosa dos vários aspectos englobados em “amplo e rigoroso” questionário de requisitos, sendo aprovada por um comitê gestor multilateral, formado por oito instituições, além da própria controladoria.

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário